Loja Virtual Moda e Styles

sábado, 18 de junho de 2016

Rio Moda Rio encerra sua temporada no Píer Mauá confirmando o sucesso do formato See Now Buy Now


Evento foi a primeira semana de moda no mundo a trazer para o público um “tasting” das passarelas para compra imediata

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2016 - Num momento em que o desejo de empreender virou uma necessidade, oportunidades como o Rio Moda Rio contribuem para alavancar marcas que estão chegando ao mercado e querem se estabelecer. O último dia do evento, realizado de 15 a 17, no Píer Mauá, mostrou que o objetivo de democratizar o acesso às novidades e tendências da indústria no setor deu certo, fez história e trouxe de volta o mundo da moda para a Cidade Maravilhosa.
De acordo com Observatório do Sebrae, patrocinador do evento, em 2015, foi registrado um aumento de 14% no número de trabalhadores autônomos no setor de tecidos, vestuário e calçados no Estado do Rio. Considerando empreendedores do comércio que empregam uma ou mais pessoas, registrou-se um crescimento de 16,2% no mesmo período.
De acordo com Fabiana Leite, coordenadora de Moda do Sebrae, o evento acontece num momento de importante crescimento no setor, aproximando o varejo à indústria. Durante os três dias, foi visto um grande número de pessoas que buscam empreender e Fabiana diz que as dúvidas iniciais são a respeito de planejamento. “A maior parte tem uma ideia boa, conta com muita criatividade, mas é insegura a respeito de plano de negócios, não sabe como controlar financeiramente ou como usar o marketing a seu favor. Por isso, informação e treinamento são tão importantes para eles,” analisou a coordenadora.
Entre as marcas que recebem o apoio do Sebrae e tinham um espaço no evento, a Vizoo se destacou em vendas. A estilista e proprietária, Juliana Lamas, estava feliz com a visibilidade que a troca durante o evento trouxe para a marca. “Nós fizemos muitos contatos, pessoas que não conheciam as peças se interessaram. Estar presente em eventos como esse é muito positivo”, avaliou a empresária. Seus jeans e blusas foram as peças que mais atraíram as consumidoras, de todas as idades.
Outro exemplo que encerrou sua participação no Rio Moda Rio com ótimos números foram as amigas e criadoras da marca Mig Jeans, que customizam roupas em desuso e as transformam em peças únicas e carregadas de estilo. As três empreendedoras, que se conheceram em um curso da área, estão nesta empreitada há um ano e meio. “Muita gente que não conhecia o nosso trabalho se aproximou, fez perguntas e amou os jeans,” contou Luana Deep. A marca estava na área Experimente, para apostas.
Marcas consolidadas no mercado confirmam sucesso do formato See Now Buy Now
As grandes grifes que marcaram presença tanto nas passarelas quanto nas pop-up stores, espaço destinado aos estilistas que estiveram nas passarelas e que disponibilizaram 20% da nova coleção para a venda imediata, dando a oportunidade do que se chama “Ver agora e comprar agora” (See Now, Buy Now), atraíram positivamente o público. A marca Alessa, no segundo dia, quando apresentou sua coleção, recebeu diversos pedidos. Suas super estampas, maxi vestidos, além de mochilas e sapatos foram eleitos os queridinhos das antenadas e apaixonadas pelo conforto dos tecidos. A marca superou as expectativas em venda de produtos e já tem até fila de espera por algumas peças, o que confirma o sucesso do formato “See Now Buy Now”. Na Maria Filó, as saias com estampas florais, as bijuterias e as blusas finas fizeram sucesso.
Com Curadoria de Carlos Tufvesson, o evento foi apresentado pela FIRJAN e realizado pela Dream Factory e L21. Gringo Cardia coordenou toda a cenografia e Felipe Veloso, o styling.

 
Vanessa Bonanno

ENCERRAMENTO | MODA E TEATRO MUSICAL DE MÃOS DADAS


"Ela é Carioca", "Samba do Avião" e "Mas Que Nada" darão o ritmo ao desfile de encerramento da primeira edição do Rio Moda Rio. O evento, que durante três dias funcionou como uma plataforma de moda que respira o lifestyle carioca, irá encerrar a sua programação em grande estilo, com uma intervenção inovadora, em parceria com a produtora de musicais Aventura Entretenimento. A Praça Mauá foi o cenário escolhido para um desfile com peças selecionadas das grifes que participaram da primeira edição do evento, enquanto 10 atores e músicos apresentam clássicos da bossa nova. Na passarela, todas as modelos utilizarão maquiagem Natura Aquarela. Com direção artística assinada por Carlos Tufvesson e Gringo Cardia, o evento gratuito e aberto ao público será às 15h30 deste sábado e incentiva a democratização da moda e do teatro. A bossa nova, aliás, será o pilar do musical "Garota de Ipanema, o amor é bossa", nova produção da Aventura, que estreia em agosto no Teatro Riachuelo Rio, na Cinelândia.


DESFILES | IVAN AGUILAR E OSKLEN

O último dia de desfiles do Rio Moda Rio começou com dois desfiles em cenários de cartão postal da cidade. Ivan Aguilar apresentou sua coleção na Praça Tiradentes, no centro, e a Osklen escolheu o Museu do Amanhã para cenário de sua apresentação. Na sequência, o Píer Mauá recebe os desfiles da Blue Man, apresentação de Lenny Niemeyer e The Paradise.

O evento disponibiliza fotos de todos os desfiles feitas pela Agência Fotosite.
Elas podem ser acessadas aqui:
senha: fotositerio
Crédito obrigatório: Agência Fotosite/Divulgação

Os vídeos dos desfiles estão disponíveis no canal de Youtube do Rio Moda Rio, que também tem transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/channel/UCe6jEQ7UubWxM3cHogzstfQ

IVAN AGUILAR
O estilista mineiro radicado no Espírito Santo tinge sua alfaiataria masculina de gamas fortes e pastel, estampas e referências de sportswear, dessa vez com inspiração nas cores da artista plástica Beatriz Milhazes.

Veja mais aqui: https://www.dropbox.com/sh/4sba8qwo7r5f9g1/AAAt4QDeztymamisFtk2pUoNa?dl=0



OSKLEN
A marca de Oskar Metsavaht foi buscar inspiração em um lugar imaginário, criado a partir de seus últimos destinos. "Monbupurih"; onde o céu e o mar se encontram em azuis infinitos, duas luas dividem espaço com um sol. Flores e frutos surgem híbridos e o tempo acontece entre o sonho e a realidade.

Veja mais em: https://www.dropbox.com/sh/q1rto7jhlvxjynr/AADeOuR72irOTZwt6Kdg2k6Ba?dl=0



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“Moda e teatro musical de mãos dadas”


"Ela é Carioca", "Samba do Avião" e "Mas Que Nada" darão o ritmo ao desfile de encerramento da primeira edição do Rio Moda Rio. O evento, que durante três dias funcionou como uma plataforma de moda que respira o lifestyle carioca, irá encerrar a sua programação em grande estilo, com uma intervenção inovadora, em parceria com a produtora de musicais Aventura Entretenimento. A Praça Mauá foi o cenário escolhido para um desfile com peças selecionadas das grifes que participaram da primeira edição do evento, enquanto 10 atores e músicos apresentam clássicos da bossa nova. Na passarela, todas as modelos utilizarão maquiagem Natura Aquarela. Com direção artística assinada por Carlos Tufvesson e Gringo Cardia, o evento gratuito e aberto ao público será às 15h30 deste sábado e incentiva a democratização da moda e do teatro. A bossa nova, aliás, será o pilar do musical "Garota de Ipanema, o amor é bossa", nova produção da Aventura, que estreia em agosto no Teatro Riachuelo Rio, na Cinelândia. 

Desfile encerramento Rio Moda Rio
Data: 18/06, sábado
Horário: 15h30
Local: Praça Mauá

 

DESFILES | ANDREA MARQUES E ALESSA


A moda feminina foi destaque no segundo dia de desfiles do Rio Moda Rio. A programação começou no MAR, Museu de Arte do Rio, com apresentação da Maria Filó. De volta ao Píer, teve Mara Mac, Isabela Capeto, Andrea Marques e Alessa.

O evento disponibiliza fotos de todos os desfiles feitas pela Agência Fotosite.
Elas podem ser acessadas aqui:
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Crédito obrigatório: Agência Fotosite/Divulgação

Os vídeos dos desfiles estão disponíveis no canal de Youtube do Rio Moda Rio, que também tem transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/channel/UCe6jEQ7UubWxM3cHogzstfQ

ANDREA MARQUES
A estilista presta homenagem poética à cidade do Rio de Janeiro com linhas curvas que lembram o desenho nos calçadões, flores e gaivotas sobre tecidos leves, plumas e franjas.

Veja mais aqui: https://www.dropbox.com/sh/r7wnmlr7elwajt1/AAAqkib1lSP-VN28O49MWmxCa?dl=0


ALESSA
Inspirada pelo movimento artístico Art Nouveau, a estilista Alessa Migani recria papéis de parede com temas botânicos e florais do século 19 e resgata a arte do inglês William Morris. O clima é de damas antigas que chegam ao Rio de Janeiro de forma despojada esporte-chic.

 



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DESFILES | MARIA FILÓ, MARA MAC e ISABELA CAPETO


A moda feminina imperou no segundo dia de desfiles do Rio Moda Rio. A programação começou no MAR, Museu de Arte do Rio, com apresentação da Maria Filó. De volta ao Píer, teve Mara Mac, Isabela Capeto, Andrea Marques e Alessa.

O evento disponibiliza fotos de todos os desfiles feitas pela Agência Fotosite.
Elas podem ser acessadas aqui:
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Crédito obrigatório: Agência Fotosite/Divulgação

Os vídeos dos desfiles estão disponíveis no canal de Youtube do Rio Moda Rio, que também tem transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/channel/UCe6jEQ7UubWxM3cHogzstfQ



MARIA FILÓ
A marca carioca apresentou a coleção 18, uma celebração ao aniversário da marca com ênfase no tricot em diferentes versões (ajustadas, transparentes, coloridas) além de jacquard e elementos que valorizam a feminilidade como poás, listras, babados e jabôs.

Veja mais aqui: https://www.dropbox.com/sh/0bd1m8ggq05s66s/AACq96jEP57czQIpHQ_BmvPfa?dl=0


MARA MAC
Inspirada pelos oceanos, a bonança dos novos tempos e a busca de melhor viver, Mara Mac Dowell traduz a leveza do mar em sobreposições, mix de texturas, fibras naturais e toques geométricos.





ISABELA CAPETO
Na primeira edição do Rio Moda Rio, a estilista carioca traz uma amostra de seu primor handmade, atemporal e único, com bordados de ráfia e efeito de patchwork, aplicações e paetês.




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DESFILES | LINO VILLAVENTURA E GUTO CARVALHONETO


O primeiro dia de desfiles do Rio Moda Rio, no Píer Mauá, teve Patricia Viera (de volta às passarelas cariocas), Lino Villaventura (que nesta temporada já fez dois outros desfiles, em MG e SP), além de dois estreantes: Martu, de Marta Macedo, e Guto Carvalhoneto.

O evento disponibiliza fotos de todos os desfiles feitas pela Agência Fotosite.
Elas podem ser acessadas aqui:

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LINO VILLAVENTURA
Os bordados coloridos que sempre voltam à passarela de Lino Villaventura dessa vez ganham versão tridimensional com pompons e borboletas projetados com leveza sobre os vestidos.




GUTO CARVALHONETO
A estreia do estilista na passarela – e quinta coleção desde o lançamento da marca – expressa liberdade criativa com referências que vão do cangaço ao glamour da elite carioca nos anos 40. O resultado é uma ode à estranheza, subjetiva e conceitual.

   


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Moda e Design se encontram








 O Rio Moda Rio e o Consulado da França apresentaram nesta quarta-feira, dia 15, o evento “Quando a moda e o design se encontram”, no Maison de France, para convidados. Durante o coquetel, Yara Figueiredo apresentou sua nova coleção de joias feitas com madeira, pena e ouro. Entre os convidados, estiveram presentes o estilista Carlos Tufvesson, o designer Zanini de Zanine e o cônsul geral da França Brice Roquefeuil.

Festa de Abertura do Rio Moda Rio

Na noite de 14/06, aconteceu no Pier Mauá para a festa de abertura do Rio Moda Rio, a nova semana de moda carioca. Com desfiles históricos em homenagem a marcas icônicas dos anos 80, como Georges Henri, Company, Maria Bonita e Yes, Brazil, a platéia foi ao delírio com a presença de Xuxa e Silvia Pfeifer na passarela. Um resgate do passado para marcar o novo momento da moda brasileira.



EXPERIMENTE | Conheça a nova cara da moda carioca

O Experimente é um coletivo de marcas independentes formado por designers que estão fora do circuito óbvio. Com curadoria de Mariana Salim, esse novo time de estilistas terá oportunidade de apresentar suas coleções ao vivo, em lojas pop-up que funcionarão no Píer Mauá, de 15 a 17/06, das 16h às 23h.
Quem são?
Guarda : a marca da estilista Camilla Leta traz coleção minimalista e moderna, com peças elaboradas, modelagem bem cuidada e estampas de pegada irônica, cheia de mensagem subliminar.
Lokalwear: marca criada por Bruna Seve Patkó e inspirada pela cultura e folclore húngaro, após longa vivência da designer em Budapeste antes de retornar ao país.
Svetlana: primeira marca totalmente vegana do Brasil, é criação da estilista Mariana Iacia, que antes de chegar aos 30 já tem bagagem de gente grande – já trabalhou com Stella McCartney, Moschino e Alberta Ferretti.
Odde: a marca de calçados que mais representa o lifestyle carioca, fundada por Patrick Dohmann e Kaue Maciel.
Helena Pontes: estilista pernambucana especializada em técnicas de moulage com recortes geométricos e silhuetas minimalistas.
Kiandco: o maiô ganha status de couture e ganha as ruas com a marca chique e descontraída da estilista Kitty Saladini.
Sal Store: as salty lovers, através das criações de Marcella Brit, são as mulheres que fazem do mar a sua segunda casa. Destaque para os maiôs estampados de manga comprida e modelagem generosa.
­­ MIG Jeans: as amigas Isa Maria, Mayra Sallie e Luana Depp se uniram com a vontade de fazer moda consciente com jeans. Peças usadas são customizadas na hora e transformadas em peças únicas. E o melhor, a marca aceita peças antigas em troca de desconto. Já são hit!
Paolla Falcão: designer de acessórios e ex-sócia da Can Can, Paolla faz bijoux cheias de personalidade com pedras, referências africanas e étnicas.
Caulibrand: marca recém-lançada de acessórios artesanais feitos pela designer Raquel Catauli e artesãs do Morro do Vidigal.
Mufa Brand: o surf e o skate se unem no cenário urbano de roupas práticas com personalidade, para ele e para ela. As bermudas sociais feitas a partir de materiais do surfwear são o carro chefe da marca.
Pitô: moda sem gênero genuína, chama-se Pitô de pitoresco. Destaque para as formas inusitadas e estampas exclusivas pintadas pelo próprio Vinícius Ferreira. A marca é uma das apostas da encubadora Cumplicidade, comandada pelo experiente Beto Neves, ex-Complexo B.
Zerezes: design sustentável define o core business da marca de óculos de madeira reciclada que surgiu no campus da PUC Rio pelas mãos de Luiz Eduardo Rocha, Henrique Meyrelles e Hugo Galindo.
Outras marcas que participam do projeto são a Nannacay, projeto social de Márcia Kemp, Carvão, Augustana e Prishma.



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História da moda praia carioca é contada em livro lançado pelo SENAI



Pensou em moda praia, pensou em Rio de Janeiro. A cidade que desperta tanta inspiração e desejo no Brasil e no exterior é um ativo que a indústria desse segmento soube capitalizar muito bem. Não é  à toa, o estado do Rio é o maior exportador brasileiro desse tipo de produto: 54% das exportações de 2014 foram de produtos feitos aqui. E o histórico é de sucesso: 10 anos antes, éramos responsáveis por 31% desse volume de negócio.

Esses números traduzem uma trajetória solar que qualquer carioca que tenha amigos estrangeiros conhece. Qual a turista vaidosa que não volta para casa com um biquini Made in Rio na mala? A moda praia é a indústria que traduz e transforma o savoir vivre carioca em peças de lycra, elastano, e que tais. E que não para de se valorizar: nos últimos 10 anos, o preço médio de maiôs, sungas e afins dobrou, saltando de 75 para 155 dólares o quilo.

Esta publicação é mais uma entrega do Sistema Firjan, por meio do Senai, para a moda e para a indústria criativa, uma aposta nossa para alavancar a competividade das indústrias fluminenses. As próximas páginas celebram a evolução dessa indústria nascida à beira-mar e cujos produtos retratam como nenhum outro a revolução de costumes.

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira
Presidente


Publicação mostra a evolução dos trajes de banho e as mudanças de comportamento desde o início do século XX até a atualidade

Rio, 17 de junho de 2016

Contar a evolução da moda praia, desde o início do século XX até a atualidade, de acordo com fatos históricos e como eles afetaram o comportamento e o modo de se vestir em trajes de banho. Esse é o objetivo do livro “Cenário #praia”, que o SENAI lança hoje (17) durante o Rio Moda Rio, no Píer Mauá. O conteúdo está disponível para download gratuito em www.firjan.com.br.

O Caju foi o primeiro balneário da cidade, mas em 1892, quando uma linha de bonde passou a ligar Copacabana ao resto da cidade, a mais famosa praia brasileira se popularizou e o hábito de se ir à praia passou a ser mais forte no Rio de Janeiro. Os homens podiam se vestir com calções de casimira ou baeta de cor escura e comprimento até os joelhos; e usavam camisas justas até o pescoço, com mangas até os cotovelos. Para as mulheres, o traje recomendado era uma bata de baeta, com gole à marinheira e babados nas mangas bufantes, acompanhada de calça comprida do mesmo tecido, também com babados na bainha. Eram necessários cerca de 8,5 metros de tecido para um traje completo.

Mudanças de comportamento foram sendo notadas ao longo do tempo.
Na década de 20, a roupa de banho composta de várias peças deu lugar ao maiô inteiro também para mulheres (antes permitido só para homens). De malha colante e sem mangas, o modelo expunha de forma inédita o corpo feminino. Nos anos 40, Ipanema foi palco de uma transgressão histórica, quando uma alemã moradora do bairro foi a primeira mulher a usar biquíni na cidade. A peça, aliás, teve seu uso proibido pelo presidente Jânio Quadros, em 1961, porque era considerada uma roupa indecente.

Na década de 80, o topless ganhava espaço no cenário mundial, mas a moda não pegou aqui. Duas garotas que tomavam sol sem sutiã, em Ipanema, causaram um verdadeiro escândalo, que virou caso de polícia. Nos anos 2000, o estilo carioca invadiu as praias do mundo inteiro, com várias marcas brasileiras, como Salinas e Lenny, conquistando espaço no cenário internacional.

Contatos:
Matheus Dames
Gerência de Imprensa

Natura leva música e bate-papos sobre beleza para a 1ª edição do Rio Moda Rio












Marca teve espaço aberto aos convidados do evento durante os dias de desfiles, com pocket shows, bate-papos, sessões de massagem e experimentação da linha de maquiagem Natura Aquarela

Movimento multiplataforma inspirado no life style carioca, o Rio Moda Rio – que estreou a sua programação no dia 15 de junho – contou com patrocínio da Natura. A participação da marca de cosméticos no novo evento fez parte da estratégia de evolução do posicionamento da companhia, materializado na nova campanha institucional #VivaSuaBelezaViva, que celebra a beleza diversa e em movimento.

“A parceria com o Rio Moda Rio é uma oportunidade de dialogar com um público que vive e celebra a moda e de aprofundar a discussão sobre essa beleza viva de que estamos falando na campanha”, diz Denise Figueiredo, diretora de marca e consumidor da Natura.

Durante os três dias de desfiles do Rio Moda Rio (15, 16 e 17 de junho), a Natura teve uma “praça” de convivência armada no Píer Mauá, aberta a todo o público que circulou pelo evento, com cenografia do arquiteto Maurício Arruda, apresentador do programa Decora do GNT. No espaço, foi possível experimentar os produtos de Natura Aquarela e conhecer em primeira mão as novidades da linha, assistir a sessões de “pocket make” com o maquiador oficial da Natura, Marcos Costa, e vivenciar experiências digitais que conectam o público ao universo da beleza viva da Natura.

A praça abrigou pocket shows diários de artistas patrocinados pelo programa Natura Musical – as cantoras Tulipa Ruiz e Maíra Freitas – e set do DJ Zé Pedro. Diariamente, antes dos shows, houve bate-papos sobre moda, beleza e comportamento, com a participação de influenciadores, artistas e personalidades que se identificam com o tema da beleza diversa, como a apresentadora Mariana Weickert, a escritora Clara Averbuck e o estilista Carlos Tufvesson.

Além da Praça Natura, a marca teve um espaço no deck do Píer dedicado ao bem estar, com experimentação dos cosméticos da linha Natura Ekos. Lá, o público pôde agendar massagens com produtos da marca, com diferentes propriedades: energização (produtos à base de açaí), relaxamento (andiroba) e nutrição (castanha). A ambientação do Espaço Ekos está a cargo da designer Paula Ascar.

Durante a festa de abertura do Rio Moda Rio, no dia 14 de junho, Natura Aquarela também esteve presente, na beleza do desfile-homenagem e em uma ação “see now, make-up now” que surpreendeu os convidados presentes.

“A Natura marcou presença em todos os eventos e ações do Rio Moda Rio, incluindo as duas edições que ocorrem este ano, o Edital voltado para novos estilistas, o Prêmio Rio Moda Rio, que premiará profissionais do segmento em diversas categorias, e as exposições que estão previstas para ocorrer ao longo do ano”, completa a diretora de marca e consumidor da Natura.


Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,9 bilhões de receita líquida em 2015, possui mais de 7 mil colaboradores, 1,9 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, um hub logístico em Itupeva (SP) e centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP) e Nova Iorque (EUA). Detém o controle da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte.  Produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras pela Revista Natura ou pela Rede Natura rede.natura.net. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: Linkedin, Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

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Assessoria de imprensa Natura – Marketing Institucional
Conteúdo Comunicação
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Assessoria Rio Moda Rio
Approach Comunicação
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Camila Xavier 
Fabiana Guimarães 
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segunda-feira, 6 de junho de 2016

RIO MODA RIO Pluralidade de ações rege nova plataforma brasileira de moda criada pelos idealizadores do Rock in Rio e da Art Rio



Inspirador de um lifestyle desejado no mundo todo, o Rio de Janeiro retoma sua vocação natural para a moda. De 15 a 17 de junho, no Píer Mauá, a cidade passa a abrigar uma inédita plataforma de ações, o Movimento Rio Moda Rio, que vai se estender pelo ano todo com o desejo de quebrar regras, romper paradigmas, celebrar a criatividade de estilistas, descobrir talentos e impulsionar o mercado. Com investimento de R$ 15 milhões, patrocínio master do SENAI e apoio do SESI - ambos integrantes do Sistema FIRJAN - e patrocínio da Natura, o Rio Moda Rio leva 14 grifes ao Píer Mauá, além de pop up stores com produtos exclusivos e diversas atrações gastronômicas e musicais.

À frente da empreitada, estão os empresários Rodolfo Medina e Duda Magalhães, da Dream Factory, e Luiz Calainho, da L21. A primeira, empresa de live marketing e comunicação do Grupo Artplan, responsável pela produção de grandes eventos, como o Rock in Rio e o Sónar; e a segunda, holding atuante nas áreas de comunicação e entretenimento e uma das idealizadoras da Feira Art Rio. O estilista Carlos Tufvesson é responsável pela curadoria do evento.

No Rio Moda Rio, desfiles tradicionais estão fora de moda. A tendência serão performances exclusivas, criadas por alguns dos maiores estilistas da moda brasileira. A cada apresentação, uma experiência. As nomenclaturas das estações do ano serão abolidas e, atendendo aos desejos do mercado, serão exibidas em salas de apresentações multiuso coleções com a temperatura à escolha de seus criadores. Entre os nomes a fazer história da moda estão: Alessa, Andrea Marques, Blue Man, Guto Carvalhoneto, Isabela Capeto, Ivan Aguilar, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura, Mara Mac, Martu, Maria Filó, Patricia Viera, Osklen e The Paradise.

Os desfiles contam com a curadoria criativa do artista internacionalmente conhecido Gringo Cardia, que vai trazer seu talento e ideias para apresentações surpreendentes.

A semana de desfiles será também a primeira a lançar o sistema see now, buy now (veja agora, compre agora), formato que o mundo inteiro está adotando para alinhar as datas de apresentação das coleções aos lançamentos do varejo. "Seremos a primeira semana brasileira a quebrar a sazonalidade e adotar o formato ready to buy em que o consumidor, logo em seguida ao desfile, poderá adquirir em loja a roupa desejada na passarela. Estamos firmando compromissos com as marcas para que levem às lojas, após suas apresentações, ao menos um preview das coleções", detalha Carlos Tufvesson, curador do RMR e dono de uma trajetória de destaque no segmento da moda brasileira. O evento também contará com pop up stores das grifes Alessa, Blue Man, Guto Carvalho Neto, Isabela Capeto, Mara Mac, Osklen, Patricia Vieira, The Paradise, Ivan Aguilar e Maria Bonita, onde elas oferecerão produtos selecionados e exclusivos.

O acesso ao Píer Mauá será democratizado a partir da venda de ingressos, R$65,00 a inteira e R$32,50 a meia entrada. Habitualmente sem trânsito nas semanas de moda, o público desta vez está convidado a fazer parte do movimento e a vivenciar a multiplicidade de ações, podendo assistir às apresentações dos estilistas pelos telões espalhados no evento. Com exceção das salas de desfile, todas as outras atrações estarão abertas ao público. Para encerrar a noite celebrando, um show por dia acontecerá após o último desfile. No lineup Johnny Hooker e os DJ’s da The Black Haus.

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