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sábado, 18 de junho de 2016

Rio Moda Rio encerra sua temporada no Píer Mauá confirmando o sucesso do formato See Now Buy Now


Evento foi a primeira semana de moda no mundo a trazer para o público um “tasting” das passarelas para compra imediata

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2016 - Num momento em que o desejo de empreender virou uma necessidade, oportunidades como o Rio Moda Rio contribuem para alavancar marcas que estão chegando ao mercado e querem se estabelecer. O último dia do evento, realizado de 15 a 17, no Píer Mauá, mostrou que o objetivo de democratizar o acesso às novidades e tendências da indústria no setor deu certo, fez história e trouxe de volta o mundo da moda para a Cidade Maravilhosa.
De acordo com Observatório do Sebrae, patrocinador do evento, em 2015, foi registrado um aumento de 14% no número de trabalhadores autônomos no setor de tecidos, vestuário e calçados no Estado do Rio. Considerando empreendedores do comércio que empregam uma ou mais pessoas, registrou-se um crescimento de 16,2% no mesmo período.
De acordo com Fabiana Leite, coordenadora de Moda do Sebrae, o evento acontece num momento de importante crescimento no setor, aproximando o varejo à indústria. Durante os três dias, foi visto um grande número de pessoas que buscam empreender e Fabiana diz que as dúvidas iniciais são a respeito de planejamento. “A maior parte tem uma ideia boa, conta com muita criatividade, mas é insegura a respeito de plano de negócios, não sabe como controlar financeiramente ou como usar o marketing a seu favor. Por isso, informação e treinamento são tão importantes para eles,” analisou a coordenadora.
Entre as marcas que recebem o apoio do Sebrae e tinham um espaço no evento, a Vizoo se destacou em vendas. A estilista e proprietária, Juliana Lamas, estava feliz com a visibilidade que a troca durante o evento trouxe para a marca. “Nós fizemos muitos contatos, pessoas que não conheciam as peças se interessaram. Estar presente em eventos como esse é muito positivo”, avaliou a empresária. Seus jeans e blusas foram as peças que mais atraíram as consumidoras, de todas as idades.
Outro exemplo que encerrou sua participação no Rio Moda Rio com ótimos números foram as amigas e criadoras da marca Mig Jeans, que customizam roupas em desuso e as transformam em peças únicas e carregadas de estilo. As três empreendedoras, que se conheceram em um curso da área, estão nesta empreitada há um ano e meio. “Muita gente que não conhecia o nosso trabalho se aproximou, fez perguntas e amou os jeans,” contou Luana Deep. A marca estava na área Experimente, para apostas.
Marcas consolidadas no mercado confirmam sucesso do formato See Now Buy Now
As grandes grifes que marcaram presença tanto nas passarelas quanto nas pop-up stores, espaço destinado aos estilistas que estiveram nas passarelas e que disponibilizaram 20% da nova coleção para a venda imediata, dando a oportunidade do que se chama “Ver agora e comprar agora” (See Now, Buy Now), atraíram positivamente o público. A marca Alessa, no segundo dia, quando apresentou sua coleção, recebeu diversos pedidos. Suas super estampas, maxi vestidos, além de mochilas e sapatos foram eleitos os queridinhos das antenadas e apaixonadas pelo conforto dos tecidos. A marca superou as expectativas em venda de produtos e já tem até fila de espera por algumas peças, o que confirma o sucesso do formato “See Now Buy Now”. Na Maria Filó, as saias com estampas florais, as bijuterias e as blusas finas fizeram sucesso.
Com Curadoria de Carlos Tufvesson, o evento foi apresentado pela FIRJAN e realizado pela Dream Factory e L21. Gringo Cardia coordenou toda a cenografia e Felipe Veloso, o styling.

 
Vanessa Bonanno

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