Loja Virtual Moda e Styles

segunda-feira, 20 de abril de 2015

SPFW: Vitorino Campos



Quando eu vi o mood board do Vitorino, já sabia que ia gostar do desfile. Ao encontra-lo no camarim, antes da apresentação, ele me contou: “é o encontro de Patti Smith com Robert Mapplethorpe”. Eu, que sou obcecada pelo livro “Apenas Garotos”, que Patti escreveu, fiquei tentando enxergar nas roupas da arada onde estava Robert & Patti e não encontrava…
Às vezes nos apegamos tanto a uma imagem que viramos prisioneiros e buscamos o óbvio. Pois de óbvio não tem nada nessa coleção de Vitorino. Tem a questão do gênero, tão forte neste momento da moda, e super presente no estilo de Patti. A camisa branca é super presente e um dos elementos chave da coleção, junto ao suéter e a t-shirt, que rendem as melhores imagens do desfile.
O tricô rosa cropped já ganhou dona, a modelo Cris Herrmann, uma das musas do estilista, que já usava o seu no dia seguinte ao desfile. A camiseta preta, também cortada, usada por Vanessa Moreira é o look chave da coleção e o mais importante para Vitorino. “É onde me vejo muito. Tem uma simplicidade na t-shirt cortada e uma força ao mesmo tempo”. De fato, é um momento que exala juventude, que pode tanto ser dos anos 70 quanto dos 90. Todas as peças são feitas em algodão e seda, ótimas escolhas para o verão.
Apesar da androginia evidente (o modelo Goan Fragoso desfilou em meio às meninas), há elementos ultrafemininos, como o uso da renda, especialmente a azul, e dos bordados, feito por um estudante da escola francesa Lesage, com nove técnicas de bordado em apenas uma tirinha. O xadrez do vichy também evoca essa delicadeza, evoca infância e inocência. “Essa cartela mais leve foi uma novidade pra mim”, ele conta.
E o que é a bolsa-lancheira? Pensada para o dia-a-dia, ela é térmica e atende também as mulheres que, cada vez mais vezes, optam por levar comida de casa para o trabalho. Aliás, bem atual essa abordagem, já que o mercado do que antes a gente chamava de “tupperware” está cada vez mais sofisticado.
Em seu sétimo desfile no SPFW, Vitorino e seu partner in crime, o stylist Michael Vendola, mostram que estão dispostos a criar novos desafios, evitando cair na mesmice. (CAMILA YAHN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário