Loja Virtual Moda e Styles

quinta-feira, 30 de abril de 2015

VII Ciclo de Leitura Dramatizada - Nelson Rodrigues







O Teatro Municipal de Niterói, em parceria com a Atacen, dá continuidade, na terça-feira, 28 de abril de 2015, às 19h, à sétima temporada do Ciclo de Leitura Dramatizada, com o texto "Valsa n° 6", de Nelson Rodrigues. Com direção de Leandro da Matta, o texto conta a história de Sônia, uma menina solitária de 15 anos, que luta com seus pensamentos delirantes e suas lembranças, tentando montar o quebra cabeça de suas memórias antes de ser assassinada.

Sônia, em um ambiente estranho, possuída por recordações fragmentárias, fala de seu romance com um homem casado e de sua relação com sua família. Na segunda parte da peça, aprofundam-se os dados psicológicos, elucidando o crime, configurando o cenário que precedeu a morte.

"Valsa nº 6" é uma pequena obra-prima de Nelson Rodrigues. Escrito em 1951, o monólogo coloca em cena uma série de elementos muito frequentes no mundo do autor. Com domínio absoluto da técnica dramática, são superadas aqui as limitações do monólogo, gênero que impõe pesadas e artificiais convenções a quem por ele se aventura. O texto é construído com frases curtas, que não se preocupam em explicar ao espectador o que está acontecendo. Aos poucos, na medida em que Sônia desvenda o mistério que a cerca, o público é informado da verdade.

A peça tem parentesco muito próximo com "Vestido de Noiva". De certa forma, "Valsa n° 6" é uma versão de câmara do clássico drama de Nelson. Assim como Alaíde, Sônia está agonizando. Aquela foi atropelada, esta, assassinada. A diferença básica está em que Alaíde contracena com as personagens de seu delírio, enquanto Sônia apenas as evoca. E materializam-se os pais repressores, a adolescente sensual, o noivo inacessível, o velho médico lúbrico, os vizinhos boateiros e maliciosos. Enfim, mesmo no monólogo, o universo do autor é posto no palco com a complexidade e a riqueza de observação que se encontra em seus grandes textos, como "Boca de Ouro" ou "A Falecida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário