Loja Virtual Moda e Styles

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Exposição Outras matrizes, Novas Poéticas - Centro de Artes Uff

























Outras Matrizes, Novas poéticas propõe a construção de caminhos e relações possíveis para apresentar os meios vastos de imprimir gravura na contemporaneidade. Com produções do eixo Rio-Niterói, esta exposição reúne gravadores reconhecidos e os une a jovens produtores não menos experientes. No conjunto, artistas de gerações, repertórios e linguagens diferentes repensam os processos e o lugar da gravura na história da arte tradicional.
Unidos pelo significado da palavra matriz, os trabalhos selecionados lançam uma pista sobre a ligação proposta entre as bases convencionais para reprodução de um sem número de imagens idênticas e os diversificados meios experimentais adotados pelos artistas Dário Ramírez, Ivar Rocha, Julio Castro, Karina Felipe, Marcos Abreu, Maria Lídia Magliani, Monica Contreras, Natali Tubenchlak, Pablo Duarte, Ricardo Queiroz, Sérgio Torres e Zé Igino.
Para reconhecer e destacar a potência artística  de cada trabalho, a mostra foi desdobrada em núcleos teáticos. dentro destes grupos, são tratados conceitos poéticos e reformulações técnicas dos processos de gravação e impressão; ferramentas inusitadas  como suporte, assim como o ato de trabalhar com extrema precisão e aprimoramento, ttraçam pontos de contato no espaço.
Cada indício da ação de gravar contida nesta exposição apresenta artistas lidando  com seu fazer, de modo que este seja uma possibilidade de exercitar desejos e forças. trabalhos que optam pela via do risco e colocam em jogo corpos e inteligências. Há ainda trabalhos pautados por questões ecológicas, de gênero, ou questões puramente técnicas, para indicar ao espectador as várias maneiras de se produzir e, principalmente, olhar um trabalho de gravura.
desse modo, Outras Matrizes, novas poéticas visa operar e, especialmente, acionar por meio de uma noção afetiva, propostas artísticas sobre o universo múltiplo em que a gravura se insere, ao expandir, por meio da expressão, importantes experimentações técnicas e ainda denunciar e evidenciar visões e resultados estéticos, realções culturais, sociais e políticas.
                                                                                                                 
Curadoria Texto:  Bruna Araújo e Michaela Blanc
Artistas:  Dário Ramírez, Ivar Rocha, Julio Castro, Karina Felipe, Marcos Abreu, Maria Magliani, Mônica Contreras, Natali Tubenchlak, Pablo Duarte, Ricardo Queiroz, Sérgio Torres e Zé Igino.
Local da Exposição: Centro de Artes Uff (Rua Miguel de Frias - Icaraí).

Nenhum comentário:

Postar um comentário