Loja Virtual Moda e Styles

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Exposição As Pensadoras na Uff

Se as fotografias podem gravar e comentar, poderiam também colocar questões e elaborar pensamentos? Ralph Eugene Meatyard

America Cupello, a fotografia e as bonecas! Um encontro que se repete, um tema que tem ocupado o pensamento da artista muitas vezes, instigando sua imaginação e despertando o desejo de dizer mais sobre esse lugar onde o inanimado tem razão de ser. A reflexão sobre o papel da fotografia e o olhar do fotógrafo, questionador e cheio de indagações, tem levado America Cupello a algumas respostas. "Entre manisfestações corpóreas e incorpóreas, o gesto fotográfico alcança o desejo de habitar as coisas. "Para a artista, em suas fotografias e séries, essa potência do inanimado junto à encenação fotográfica é uma questão seminal.
As Pensadoras, exposição fotográfica, tem como tema instigante encontro de America com um lote de bonecas guardadas por 40 anos num depósito, bastante avariadas pela ação do tempo, e que estavam para ser descartadas. Um elo poderoso surgiu quase que instantaneamente entre o olhar da artista e aquelas bonecas danificadas. Um pedido silencioso de resgate despertou a curiosidade, ativou a imaginação e trouxe o desejo se salvar uma centena de cabeças, pernas, vestidos e sapatos. Através da fotografia isso foi finalmente possível e a arte de America Cupello ressuscitou do esquecimento, do sono profundo, essas pequenas adormecidas. Um olhar amoroso sobre os artefatos resultou na confecção de fotografias, objetos e instalações que ao serem revelados trouxeram uma série de questões. É possível encontrar o belo em meio ao tosco e preservar da ação do tempo nem sempre é possível. Aquilo que preserva também sufoca, encapsula, prende. O olhar e a memória constroem cenas opostas, criam diferentes cenários e possibilitam múltiplos pensamentos.
America Cupello construiu, com muita sensibilidade, sua resposta à súplica das bonecas. Criou um mundo novo para elas, cercou-as de flores e pequenos templos, ouviu seus pensamentos e projetou a ressignificação dos artefatos muito além da nostalgia e das inquietações. Assim como a artista mesmo disse:  "Lugar da presença e da ausência, a fotografia é máscara perene, que nos aponta o lugar do mistério, do duplo".

Isabel Portella 

























Fotos: Cristiane Montes

Nenhum comentário:

Postar um comentário