Feira chega a sua 5ª edição reconhecida como um dos principais
eventos de arte no cenário mundial,
com resultados positivos de negócios
A
ArtRio 2015, que acontece entre os dias 09 e 13 de setembro, no Píer Mauá, vai
reunir no Rio de Janeiro as mais importantes galerias do país e do mundo.
Chegando a sua 5ª edição, a feira tem entre suas metas ser um dos
principais eventos mundiais de negócios no segmento da arte. O evento trará
para a cidade colecionadores, galeristas e artistas do cenário atual.
Além
do Brasil, a ArtRio terá este ano representantes de 11 países – Argentina,
Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Luxemburgo, Portugal, Reino
Unido, Suíça e Uruguai.
Além
da presença dos nomes de forte relevância no mercado, a ArtRio tem foco também
em apresentar as galerias emergentes, com artistas jovens, que já estão sendo
reconhecidas por curadores como apostas do mercado futuro.
Desde
sua primeira edição, a ArtRio apresenta programas curatoriais inéditos. Em
2015, estreiam dois novos curadores no programa PRISMA: a holandesa Carolyn H.
Drake, curadora
independente e diretora do A Tale of a Tub, espaço sem fins lucrativos para
debate sobre a arte contemporânea baseado em Roterdã, e também participante do conselho doYoung Stedelijk, no Stedelijk Museum de Amsterdã, e Bernardo José de Souza, que foi curador assistente da Bienal do Mercosul e é membro dos conselhos de curadores do Mudeu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e da Fundação Vera Chaves Barcellos.
A ArtRio faz parte do calendário
oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro.
Realizada
pelos sócios Brenda Valansi, Elisangela Valadares, Luiz Calainho e Alexandre
Accioly, a ArtRio pode ser considerada uma grande plataforma de arte
contemplando, além da feira internacional, ações diferenciadas e diversificadas
com foco em difundir o conceito de arte no país, solidificar o mercado,
estimular e possibilitar o crescimento de um novo público oferecendo acesso à
cultura.
Entre
os objetivos da plataforma ArtRio estão aumentar a visitação de museus,
exposições e galerias; estimular a criação de novas coleções; e auxiliar
no resgate da memória da arte com base na valorização dos artistas, galeristas
e curadores brasileiros.
Uma
importante meta da ArtRio é a difusão da prática da doação de obras para museus
e coleções públicas no Brasil. Dessa forma, estaremos enriquecendo os acervos e
possibilitando o acesso e conhecimento. Durante a edição da feira de 2014, a
ArtRio fez parceria com o Museu de Arte do Rio – MAR, estimulando os visitantes
do evento a doarem obras expostas – previamente selecionadas e identificadas
nas galerias pelos diretores da instituição. O Museu recebeu neste momento mais
de 40 doações adquiridas na feira.
Pelo quarto ano consecutivo, o Bradesco é o
patrocinador máster da ArtRio, através da Lei de Incentivo à Cultura do
Ministério da Cultura. A feira de arte tem também patrocínio da Secretaria de
Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, e
do Rock in Rio, apoio da Heineken, Sky, Minalba, Nescafé Dolce Gusto e
Pirelli, apoio institucional da Klabin, Body Tech e Estácio e apoio cultural da
H. Stern.
“Entre
nossos objetivos para este ano está ser a melhor feira para a realização de
negócios, unindo no mesmo ambiente os mais relevantes players do mercado –
galeristas, colecionadores e curadores, e artistas. Nosso foco
está em fomentar o mercado, dando grande visibilidade para a arte brasileira e
também trazendo para o país os grandes destaques do cenário mundial.”, conta Brenda Valansi.
“A ArtRio é hoje uma grande plataforma com
ações em todos os diferentes momentos e segmentos do mercado da arte. Essas
ações possibilitam que os patrocinadores e apoiadores da ArtRio estejam presentes
em diferentes momentos do segmento, e também sejam influenciadores do
crescimento do público de arte no país. Trabalhamos fortemente na formação deste
novo público com exposições e intervenções em espaços abertos e com a produção
de um portal com todas as informações do segmento de arte. Buscamos também a
acessibilidade de todas as camadas da sociedade, promovendo visitas guiadas com
ONGs e escolas da rede pública a museus e instituições. Criamos um Prêmio para
estimular e dar visibilidade a jovens artistas, que se apresentam na feira
junto aos nomes já consagrados do mercado. Conseguimos com a ArtRio ter a arte
brasileira numa vitrine global, reconhecida em sua importância e valor”, reforça
Luiz Calainho.
ARTRIO
– FEIRA INTERNACIONAL DE ARTE
Seleção
das Galerias
As galerias participantes da ArtRio passam pela
aprovação de um comitê de seleção que analisa diversos pontos como relevância
em seu mercado de atuação, artistas que representa – com exclusividade ou não
-, número de exposições realizadas ao ano e participação em eventos e/ou
feiras. O Comitê 2015 é
formado pelos galeristas Alexandre Gabriel (Galeria Fortes Vilaça / SP);
Anita Schwartz ( Anita Schwartz Galeria de Arte / RJ); Elsa Ravazzolo (A Gentil
Carioca / RJ); Greg Lulay (David Zwirner / Nova Iorque - EUA); Eduardo Brandão
(Galeria Vermelho / SP) e Max Perlingeiro (Pinakotheke Cultural / RJ).
Programas
- PANORAMA
Participam
galerias nacionais e estrangeiras com atuação estabelecida no mercado de arte
moderna e contemporânea.
- VISTA
Programa
dedicado às galerias
jovens, com projeto de curadoria experimental. Com foco em arte contemporânea
emergente, as galerias desenvolvem propostas artísticas inovadoras
especialmente para feira.
- PRISMA
Espaço com curadoria de Carolyn H.
Drake e Bernardo José de Souza. Com um tema inédito, vai reunir obras de artistas
brasileiros e estrangeiros.
PAÍSES – GALERIAS
PARTICIPANTES DA ARTRIO 2015
Argentina França Portugal
Itália Reino Unido Brasil
Japão Suíça Espanha
Luxemburgo Uruguai Estados Unidos
GALERIAS PARTICIPANTES
Programa VISTA
- Blau Projects -- São Paulo, Brasil
- Document-Art Gallery -- Buenos Aires, Argentina
- espace_L -- Genebra, Suíça
- Galeria Lume -- São Paulo, Brasil
- Galeria Pilar -- São Paulo, Brasil
- Isla Flotante Galería -- Buenos Aires, Argentina
- Lamb Arts -- Londres, Reino Unido
- Matias Brotas Arte Contemporânea -- Vitória, Brasil
- MUV Gallery -- Rio de Janeiro, Brasil
- Nosco -- Londres, Reino Unido
- Orlando Lemos Galeria -- Nova Lima / BH, Minas Gerais
- Portas Vilaseca Galeria -- Rio de Janeiro, Brasil
Programa
PANORAMA
- A Gentil Carioca -- Rio de Janeiro, Brasil
- A Ponte Galeria de Arte -- São Paulo, Brasil
- Almeida e Dale -- São Paulo, Brasil
- Amarelonegro Arte Contemporânea -- Rio de Janeiro, Brasil
- Anita Schwartz Galeria de Arte -- Rio de Janeiro, Brasil
- Artur Fidalgo Galeria -- Rio de Janeiro, Brasil
- Athena Galeria de Arte -- Rio de Janeiro, Brasil
- Barro Arte Contemporáneo -- Buenos Aires, Argentina
- Carbono Galeria -- São Paulo, Brasil
- Casa Triângulo -- São Paulo, Brasil
- Celma Albuquerque -- Belo Horizonte, Brasil
- Colecionador Escritório de Arte -- Rio de Janeiro, Brasil
- David Zwirner -- Nova York, Estados Unidos
- Eduardo Secci Contemporary -- Florença, Itália
- Espaço Eliana Benchimol -- Rio de Janeiro, Brasil
- Fólio -- São Paulo, Brasil
- Gabinete de Arte K20 -- Brasília, Brasil
- Galeria Arte 57 -- São Paulo, Brasil
- Galeria Athena Contemporânea -- Rio de Janeiro, Brasil
- Galeria Bergamin -- São Paulo, Brasil
- Galeria da Gávea -- Rio de Janeiro, Brasil
- Galeria de Arte Ipanema -- Rio de Janeiro, Brasil
- Galería de las Misiones -- Montevidéu, Uruguai
- Galeria Filomena Soares -- Lisboa, Portugal
- Galeria Fortes Vilaça -- São Paulo, Brasil
- Galeria Inox -- Rio de Janeiro, Brasil
- Galeria Luisa Strina -- São Paulo, Brasil
- Galeria Marília Razuk -- São Paulo, Brasil
- Galeria Millan -- São Paulo, Brasil
- Galeria Murilo Castro -- Belo Horizonte, Brasil
- Galeria Nara Roesler -- São Paulo, Brasil
- Galeria Rabieh -- São Paulo, Brasil
- Galeria Raquel Arnaud -- São Paulo, Brasil
- Galerie Agnès Monplaisir -- Paris, França
- Galerie Bernard Ceysson -- Luxemburgo
- Gustavo Rebello Arte -- Rio de Janeiro, Brasil
- Luciana Caravello Arte Contemporânea -- Rio de Janeiro, Brasil
- Lurixs: Arte Contemporânea -- Rio de Janeiro, Brasil
- Marcia Barrozo do Amaral -- Rio de Janeiro
- Marsiaj Tempo Galeria -- Rio de Janeiro, Brasil
- Maurício Pontual Galeria de Arte -- Rio de Janeiro, Brasil
- Mayoral -- Barcelona, Espanha
- Mendes Wood DM -- São Paulo
- Mercedes Viegas Arte Contemporânea -- Rio de Janeiro, Brasil
- Mul.ti.plo Espaço Arte -- Rio de Janeiro, Brasil
- Other Criteria: New York & London -- Nova York, Estados Unidos
- Paulo Darzé Galeria de Arte -- Salvador, Brasil
- Paulo Kuczynski Escritório de Arte -- São Paulo, Brasil
- Piero Atchugarry -- Pueblo Garzón, Uruguai
- Pinakotheke -- Rio de Janeiro, Brasil
- Polígrafa Obra Gráfica -- Barcelona, Espanha
- Referência Galeria de Arte -- Brasília, Brasil
- Roberto Alban Galeria -- Salvador, Brasil
- Rolf Art -- Buenos Aires, Argentina
- Ronie Mesquita Galeria -- Rio de Janeiro, Brasil
- Ruth Benzacar Galería de Arte -- Buenos Aires, Argentina
- Silvia Cintra + Box 4 -- Rio de Janeiro, Brasil
- SIM Galeria -- Curitiba, Brasil
- Simões de Assis Galeria de Arte -- Curitiba, Brasil
- Sur -- Montevidéu, Uruguai
- Vermelho -- São Paulo, Brasil
- Victoria Miro -- Londres, Reino Unido
- White Cube -- Londres, Reino Unido
- Whitestone Gallery -- Tóquio, Japão
- Zipper Galeria -- São Paulo
A editora alemã Taschen terá um
estande com seus principais títulos de Arte. Também está confirmada a presença
da Unisaber Livraria, especializada em livros de Arte, Design e Fotografia.
Serviço ArtRio 2015
Data: 10
a 13 de setembro (quinta-feira a domingo) – aberto ao público
Preview
para convidados – 09 de setembro (quarta-feira)
Local: Píer Mauá – Av Rodrigues Alves 10 – RJ – Entrada pelo
Armazém 1
PLATAFORMA
ARTRIO 2015
A ArtRio tem suas bases em três
grandes pilares: Conexões, Conteúdo Artístico e Feira Internacional.
Conexões
Ligações e parcerias da ArtRio com
outras marcas ou instituições.
·
- Prêmio FOCO Bradesco/ArtRio
Chegando a sua 3ª edição em 2015, o Prêmio FOCO Bradesco
ArtRio tem como objetivo
fomentar e difundir a produção de artistas visuais
emergentes, com até 15 anos de carreira. Serão selecionados três
artistas brasileiros, que terão a oportunidade de participar de residência
e exposição em três importantes instituições do cenário atual e também vão
expor na ArtRio 2015.
A seleção dos vencedores
será feita por um Comitê Curatorial independente. O Comitê tem direção de
Bernardo Mosqueira e a participação de Isabel Portella (Galeria do Lago),
Fernanda Brenner (Pivô) e Sally Mizrachi (Lugar a Dudas).
·
CIGA
– Circuito Integrado de Galerias de Arte
Em 2015
aconteceu a 2ª edição do CIGA. Entre
os dias 22 e 23 de maio, mais de 25 galerias cidade formaram roteiros de
visitação especial, com horário diferenciado, estimulando a visitação. A
programação incluiu ações como vernissages, visitas guiadas pelos artistas, performances,
palestras e shows.
- ArtRio Social
Agenda de atividades que
levam cultura, informação e arte para organizações não-governamentais e escolas
da rede municipal de ensino. Entre as ações: visitas guiadas a exposições em
centro culturais e museus, organização de palestras e doação de materiais para
serem reutilizados por artesãos da ONGs.
·
Conversas ArtRio
Em parceria com a Casa do Saber, agenda de palestras e
cursos com grandes nomes do mercado nacional e internacional das artes visuais.
Os temas abordados este ano são:
- História da Arte no Brasil
- Afinal, o que é uma obra-prima?
- Arte, do Maneirismo ao Barroco
Francês
- Estilhaços da Segunda Guerra Mundial
nas Artes
- Uma Breve História do Desenho
- A Fotografia contemporânea na arte,
no jornalismo, na publicidade e na tecnologia.
- Intervenções Bradesco/ArtRio
Realizado no mês de
setembro, em paralelo à feira, projeto de intervenção urbana, com a exposição
de grandes esculturas em espaços públicos.
Conteúdo
Informação e entretenimento, com foco
na divulgação de conteúdo artístico:
·
Portal ArtRio www.artrio.art.br
Com atualização permanente durante o ano, é uma grande central de
notícias sobre o universo das artes, com informações sobre o que acontece no
Rio de Janeiro e no mundo. Dessa forma, a marca ArtRio traz a arte para uma
pauta mais abrangente, estimula a divulgação artística e dos conceitos da arte,
enquanto fornece as bases para a formação de um novo público.
O portal traz a
agenda dos eventos, exposições e mostras realizadas na cidade e tem parceria
com os museus e galerias para constante
divulgação de suas atividades.
· Pílulas de Arte
Série de programas, com até três minutos de duração cada,
realizados em parceria com o Canal CURTA! com depoimentos de artistas
brasileiros contemporâneos sobre seus processos criativos e obras, além de
entrevistas com curadores, críticos e galeristas.
·
Circuitos Artísticos
Criação de circuitos de arte na cidade do Rio de Janeiro,
com a indicação, dentro de uma linha de visitação e história, de roteiros de
arte (pública, imaterial, urbana, arquitetônica etc) que estão em locais de
visitação pública (ruas, museus, galerias, paisagens).
·
Web Rádio
Disponível 24 horas por dia com música de qualidade,
entrevistas e notícias sobre o cenário de artes visuais. Em sua programação
está o primeiro programa nacional totalmente dedicado à Arte Sonora, com
curadoria de Franz Manata, Saulo Ladares e Bruno Queiroz. A rádio conta também
com mixtapes assinadas por convidados.
Feira
Internacional
- Reconhecida como um dos eventos de arte mais importantes do mundo
- Presença de relevantes galerias nacionais e internacionais
- Obras de mais de 2.000 artistas
- Mais de 9 mil m² de obras de arte
- Cerca de 3 mil profissionais envolvidos na produção do evento
- Mais de 50 eventos paralelos
ARTRIO
NAS REDES SOCIAIS
- Mais de 90 mil fãs no Facebook
- Mais de 110 seguidores no Google Plus
- Mais de 17 mil aparições da #artrio no Instagram
- 2.700 aparições da #artrio2014 e 1.859 aparições ad #artrio2013, ambas no Instagram
- Em 2014, foram 11.000 aparições das hashtags #artrio13 e #artrio2013
- Mais de 400 matérias publicadas no portal anualmente
Instagram:
@artrio_art_br
Facebook: ArtRio-Feira-Internacional-de-Arte-Contemporânea-do-Rio-de-Janeiro
MAIS INFORMAÇÕES
In Press Porter Novelli Assessoria de
Comunicação
Renata Pacheco Jordão - renata.jordao@inpresspni.com.br
Tel: 21. 3723-8094 / 99466-4316
Bianca Silveira – bianca.silveira@inpresspni.com.br
Tel: 21.3724-1644
Nenhum comentário:
Postar um comentário