Loja Virtual Moda e Styles

sábado, 12 de setembro de 2015

ArtRio 2015 reforça a importância do Brasil mercado de arte mundial






Feira chega a sua 5ª edição reconhecida como um dos principais
eventos de arte no cenário mundial, com resultados positivos de negócios

A ArtRio 2015, que acontece entre os dias 09 e 13 de setembro, no Píer Mauá, vai reunir no Rio de Janeiro as mais importantes galerias do país e do mundo. Chegando a sua 5ª edição, a feira tem entre suas metas ser um dos principais eventos mundiais de negócios no segmento da arte. O evento trará para a cidade colecionadores, galeristas e artistas do cenário atual.

Além do Brasil, a ArtRio terá este ano representantes de 11 países – Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido, Suíça e Uruguai.

Além da presença dos nomes de forte relevância no mercado, a ArtRio tem foco também em apresentar as galerias emergentes, com artistas jovens, que já estão sendo reconhecidas por curadores como apostas do mercado futuro.

Desde sua primeira edição, a ArtRio apresenta programas curatoriais inéditos. Em 2015, estreiam dois novos curadores no programa PRISMA: a holandesa Carolyn H. Drake, curadora independente e diretora do A Tale of a Tub, espaço sem fins lucrativos para debate sobre a arte contemporânea baseado em Roterdã, e também participante do conselho doYoung Stedelijk, no Stedelijk Museum de Amsterdã, e Bernardo José de Souza, que foi curador assistente da Bienal do Mercosul e é membro dos conselhos de curadores do Mudeu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e da Fundação Vera Chaves Barcellos.
A ArtRio faz parte do calendário oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro.
Realizada pelos sócios Brenda Valansi, Elisangela Valadares, Luiz Calainho e Alexandre Accioly, a ArtRio pode ser considerada uma grande plataforma de arte contemplando, além da feira internacional, ações diferenciadas e diversificadas com foco em difundir o conceito de arte no país, solidificar o mercado, estimular e possibilitar o crescimento de um novo público oferecendo acesso à cultura.

Entre os objetivos da plataforma ArtRio estão aumentar a visitação de museus, exposições e galerias; estimular a criação de novas coleções; e auxiliar no resgate da memória da arte com base na valorização dos artistas, galeristas e curadores brasileiros.

Uma importante meta da ArtRio é a difusão da prática da doação de obras para museus e coleções públicas no Brasil. Dessa forma, estaremos enriquecendo os acervos e possibilitando o acesso e conhecimento. Durante a edição da feira de 2014, a ArtRio fez parceria com o Museu de Arte do Rio – MAR, estimulando os visitantes do evento a doarem obras expostas – previamente selecionadas e identificadas nas galerias pelos diretores da instituição. O Museu recebeu neste momento mais de 40 doações adquiridas na feira.

Pelo quarto ano consecutivo, o Bradesco é o patrocinador máster da ArtRio, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A feira de arte tem também patrocínio da Secretaria de Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, e do Rock in Rio, apoio da Heineken, Sky, Minalba, Nescafé Dolce Gusto e Pirelli, apoio institucional da Klabin, Body Tech e Estácio e apoio cultural da H. Stern.

“Entre nossos objetivos para este ano está ser a melhor feira para a realização de negócios, unindo no mesmo ambiente os mais relevantes players do mercado – galeristas, colecionadores e curadores, e artistas. Nosso foco está em fomentar o mercado, dando grande visibilidade para a arte brasileira e também trazendo para o país os grandes destaques do cenário mundial.”, conta Brenda Valansi.

A ArtRio é hoje uma grande plataforma com ações em todos os diferentes momentos e segmentos do mercado da arte. Essas ações possibilitam que os patrocinadores e apoiadores da ArtRio estejam presentes em diferentes momentos do segmento, e também sejam influenciadores do crescimento do público de arte no país. Trabalhamos fortemente na formação deste novo público com exposições e intervenções em espaços abertos e com a produção de um portal com todas as informações do segmento de arte. Buscamos também a acessibilidade de todas as camadas da sociedade, promovendo visitas guiadas com ONGs e escolas da rede pública a museus e instituições. Criamos um Prêmio para estimular e dar visibilidade a jovens artistas, que se apresentam na feira junto aos nomes já consagrados do mercado. Conseguimos com a ArtRio ter a arte brasileira numa vitrine global, reconhecida em sua importância e valor”, reforça Luiz Calainho.





ARTRIO – FEIRA INTERNACIONAL DE ARTE
Seleção das Galerias
As galerias participantes da ArtRio passam pela aprovação de um comitê de seleção que analisa diversos pontos como relevância em seu mercado de atuação, artistas que representa – com exclusividade ou não -, número de exposições realizadas ao ano e participação em eventos e/ou feiras. O Comitê 2015 é formado pelos galeristas Alexandre Gabriel (Galeria Fortes Vilaça / SP); Anita Schwartz ( Anita Schwartz Galeria de Arte / RJ); Elsa Ravazzolo (A Gentil Carioca / RJ); Greg Lulay (David Zwirner / Nova Iorque - EUA); Eduardo Brandão (Galeria Vermelho / SP) e Max Perlingeiro (Pinakotheke Cultural / RJ).
Programas
  • PANORAMA
Participam galerias nacionais e estrangeiras com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea.

  • VISTA
Programa dedicado às galerias jovens, com projeto de curadoria experimental. Com foco em arte contemporânea emergente, as galerias desenvolvem propostas artísticas inovadoras especialmente para feira.

  • PRISMA
Espaço com curadoria de Carolyn H. Drake e Bernardo José de Souza. Com um tema inédito, vai reunir obras de artistas brasileiros e estrangeiros.


PAÍSES – GALERIAS PARTICIPANTES DA ARTRIO 2015

Argentina                          França                              Portugal
Itália                                 Reino Unido                      Brasil
Japão                               Suíça                               Espanha
Luxemburgo                     Uruguai                            Estados Unidos




GALERIAS PARTICIPANTES

Programa VISTA
  • Blau Projects  --  São Paulo, Brasil
  • Document-Art Gallery  --  Buenos Aires, Argentina
  • espace_L  --  Genebra, Suíça
  • Galeria Lume  --  São Paulo, Brasil
  • Galeria Pilar  --  São Paulo, Brasil
  • Isla Flotante Galería  --  Buenos Aires, Argentina
  • Lamb Arts  --  Londres, Reino Unido
  • Matias Brotas Arte Contemporânea  --  Vitória, Brasil
  • MUV Gallery  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • Nosco  --  Londres, Reino Unido
  • Orlando Lemos Galeria  --  Nova Lima / BH, Minas Gerais
  • Portas Vilaseca Galeria  --  Rio de Janeiro, Brasil


Programa PANORAMA
  • A Gentil Carioca  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • A Ponte Galeria de Arte  --  São Paulo, Brasil
  • Almeida e Dale  --  São Paulo, Brasil
  • Amarelonegro Arte Contemporânea  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • Anita Schwartz Galeria de Arte  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • Artur Fidalgo Galeria  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • Athena Galeria de Arte  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • Barro Arte Contemporáneo --  Buenos Aires, Argentina
  • Carbono Galeria  --  São Paulo, Brasil
  • Casa Triângulo  --  São Paulo, Brasil
  • Celma Albuquerque  --  Belo Horizonte, Brasil
  • Colecionador Escritório de Arte  -- Rio de Janeiro, Brasil
  • David Zwirner  --  Nova York, Estados Unidos
  • Eduardo Secci Contemporary  --  Florença, Itália
  • Espaço Eliana Benchimol  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • Fólio  --  São Paulo, Brasil
  • Gabinete de Arte K20  --  Brasília, Brasil
  • Galeria Arte 57  --  São Paulo, Brasil
  • Galeria Athena Contemporânea  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • Galeria Bergamin  --  São Paulo, Brasil
  • Galeria da Gávea  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • Galeria de Arte Ipanema  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • Galería de las Misiones  --  Montevidéu, Uruguai
  • Galeria Filomena Soares  --  Lisboa, Portugal
  • Galeria Fortes Vilaça  --  São Paulo, Brasil
  • Galeria Inox  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • Galeria Luisa Strina  --  São Paulo, Brasil
  • Galeria Marília Razuk  --  São Paulo, Brasil
  • Galeria Millan  --  São Paulo, Brasil
  • Galeria Murilo Castro  --  Belo Horizonte, Brasil
  • Galeria Nara Roesler  --  São Paulo, Brasil
  • Galeria Rabieh  --  São Paulo, Brasil
  • Galeria Raquel Arnaud  --  São Paulo, Brasil
  • Galerie Agnès Monplaisir  --  Paris, França
  • Galerie Bernard Ceysson  --  Luxemburgo
  • Gustavo Rebello Arte  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • Luciana Caravello Arte Contemporânea  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • Lurixs: Arte Contemporânea  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • Marcia Barrozo do Amaral  --  Rio de Janeiro
  • Marsiaj Tempo Galeria  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • Maurício Pontual Galeria de Arte  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • Mayoral  --  Barcelona, Espanha
  • Mendes Wood DM  --  São Paulo
  • Mercedes Viegas Arte Contemporânea  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • Mul.ti.plo Espaço Arte  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • Other Criteria: New York & London  --  Nova York, Estados Unidos
  • Paulo Darzé Galeria de Arte  --  Salvador, Brasil
  • Paulo Kuczynski Escritório de Arte  -- São Paulo, Brasil
  • Piero Atchugarry  --  Pueblo Garzón, Uruguai
  • Pinakotheke  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • Polígrafa Obra Gráfica  --  Barcelona, Espanha
  • Referência Galeria de Arte  --  Brasília, Brasil
  • Roberto Alban Galeria  --  Salvador, Brasil
  • Rolf Art  --  Buenos Aires, Argentina
  • Ronie Mesquita Galeria  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • Ruth Benzacar Galería de Arte  --  Buenos Aires, Argentina
  • Silvia Cintra + Box 4  --  Rio de Janeiro, Brasil
  • SIM Galeria  --  Curitiba, Brasil
  • Simões de Assis Galeria de Arte  --  Curitiba, Brasil
  • Sur  --  Montevidéu, Uruguai
  • Vermelho  --  São Paulo, Brasil
  • Victoria Miro  --  Londres, Reino Unido
  • White Cube  --  Londres, Reino Unido
  • Whitestone Gallery  --  Tóquio, Japão
  • Zipper Galeria  --  São Paulo

A editora alemã Taschen terá um estande com seus principais títulos de Arte. Também está confirmada a presença da Unisaber Livraria, especializada em livros de Arte, Design e Fotografia.


Serviço ArtRio 2015
Data: 10 a 13 de setembro (quinta-feira a domingo) – aberto ao público
Preview para convidados – 09 de setembro (quarta-feira)
Local: Píer Mauá – Av Rodrigues Alves 10 – RJ – Entrada pelo Armazém 1


PLATAFORMA ARTRIO 2015

A ArtRio tem suas bases em três grandes pilares: Conexões, Conteúdo Artístico e Feira Internacional.


Conexões
Ligações e parcerias da ArtRio com outras marcas ou instituições.

·      - Prêmio FOCO Bradesco/ArtRio
Chegando a sua 3ª edição em 2015, o Prêmio FOCO Bradesco ArtRio tem como objetivo fomentar e difundir a produção de artistas visuais emergentes, com até 15 anos de carreira. Serão selecionados três artistas brasileiros, que terão a oportunidade de participar de residência e exposição em três importantes instituições do cenário atual e também vão expor na ArtRio 2015.
A seleção dos vencedores será feita por um Comitê Curatorial independente. O Comitê tem direção de Bernardo Mosqueira e a participação de Isabel Portella (Galeria do Lago), Fernanda Brenner (Pivô) e Sally Mizrachi (Lugar a Dudas).

·      CIGA – Circuito Integrado de Galerias de Arte
Em 2015 aconteceu a 2ª edição do CIGA. Entre os dias 22 e 23 de maio, mais de 25 galerias cidade formaram roteiros de visitação especial, com horário diferenciado, estimulando a visitação. A programação incluiu ações como vernissages, visitas guiadas pelos artistas, performances, palestras e shows.

  • ArtRio Social
Agenda de atividades que levam cultura, informação e arte para organizações não-governamentais e escolas da rede municipal de ensino. Entre as ações: visitas guiadas a exposições em centro culturais e museus, organização de palestras e doação de materiais para serem reutilizados por artesãos da ONGs.

·      Conversas ArtRio
Em parceria com a Casa do Saber, agenda de palestras e cursos com grandes nomes do mercado nacional e internacional das artes visuais.

Os temas abordados este ano são:
- História da Arte no Brasil
- Afinal, o que é uma obra-prima?
- Arte, do Maneirismo ao Barroco Francês
- Estilhaços da Segunda Guerra Mundial nas Artes
- Uma Breve História do Desenho
- A Fotografia contemporânea na arte, no jornalismo, na publicidade e na tecnologia.

  • Intervenções Bradesco/ArtRio
Realizado no mês de setembro, em paralelo à feira, projeto de intervenção urbana, com a exposição de grandes esculturas em espaços públicos.

Conteúdo
Informação e entretenimento, com foco na divulgação de conteúdo artístico:

·      Portal ArtRio www.artrio.art.br
Com atualização permanente durante o ano, é uma grande central de notícias sobre o universo das artes, com informações sobre o que acontece no Rio de Janeiro e no mundo. Dessa forma, a marca ArtRio traz a arte para uma pauta mais abrangente, estimula a divulgação artística e dos conceitos da arte, enquanto fornece as bases para a formação de um novo público. 

O portal traz a agenda dos eventos, exposições e mostras realizadas na cidade e tem parceria com os museus e galerias para constante divulgação de suas atividades.

·      Pílulas de Arte
Série de programas, com até três minutos de duração cada, realizados em parceria com o Canal CURTA! com depoimentos de artistas brasileiros contemporâneos sobre seus processos criativos e obras, além de entrevistas com curadores, críticos e galeristas.


·      Circuitos Artísticos
Criação de circuitos de arte na cidade do Rio de Janeiro, com a indicação, dentro de uma linha de visitação e história, de roteiros de arte (pública, imaterial, urbana, arquitetônica etc) que estão em locais de visitação pública (ruas, museus, galerias, paisagens).

·      Web Rádio
Disponível 24 horas por dia com música de qualidade, entrevistas e notícias sobre o cenário de artes visuais. Em sua programação está o primeiro programa nacional totalmente dedicado à Arte Sonora, com curadoria de Franz Manata, Saulo Ladares e Bruno Queiroz. A rádio conta também com mixtapes assinadas por convidados.


Feira Internacional

  • Reconhecida como um dos eventos de arte mais importantes do mundo
  • Presença de relevantes galerias nacionais e internacionais
  • Obras de mais de 2.000 artistas
  • Mais de 9 mil de obras de arte
  • Cerca de 3 mil profissionais envolvidos na produção do evento
  • Mais de 50 eventos paralelos


ARTRIO NAS REDES SOCIAIS
  • Mais de 90 mil fãs no Facebook
  • Mais de 110 seguidores no Google Plus
  • Mais de 17 mil aparições da #artrio no Instagram
  • 2.700 aparições da #artrio2014 e 1.859 aparições ad #artrio2013, ambas no Instagram
  • Em 2014, foram 11.000 aparições das hashtags #artrio13 e #artrio2013
  • Mais de 400 matérias publicadas no portal anualmente

Instagram: @artrio_art_br
Facebook: ArtRio-Feira-Internacional-de-Arte-Contemporânea-do-Rio-de-Janeiro
MAIS INFORMAÇÕES
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Renata Pacheco Jordão -  renata.jordao@inpresspni.com.br 
Tel: 21. 3723-8094 / 99466-4316
Tel: 21.3724-1644

Nenhum comentário:

Postar um comentário