Loja Virtual Moda e Styles

quarta-feira, 24 de junho de 2015

100 Anos de Moda Praia


                                           "Alluring" e Bewitching", designs de Oleg Cassini

                             Nos anos 60, maiôs, saídas de praia e biquínis comportados


Dos vestidos à tanga, Exposição em Londres conta a história do beachwear

Com o verão chegando no Hemisfério Norte, o Fashion and Textile Museum, de Londres, inaugura uma nova exposição que explora mais de um século de moda praia, dos vestidos usados à beira-mar nos anos 1920 aos biquínis de hoje.
"Riviera Style" apresenta pela primeira vez alguns dos exemplos mais raros (muitos confeccionados no Reino Unido pela empresa R & W.H.Symington Co. Ltd) da evolução do beachwear _ não apenas a moda, os tecidos e as estampas, mas também o modo como os biquínis e as sungas foram se tornando cada vez menores com o passar dos anos.
Entre as peças mais preservadas _ e modestas _ do passado estão vestidos usados na praia, modelos de tricô e até mesmo o burkini, com o qual Nigella Lawson foi flagrada nas férias.
Os tecidos passaram pelas mudanças mais relevantes, com a criação de novos materiais que impediram enrugamentos e papas, sem falar nos avanços tecnológicos que incrementaram o caimento e até aumentaram a nossa velocidade dentro d´água.

A variedade de materiais vai da praia _ pense na Lycra, no crochê e no jeans já usados em biquínis _ aos esportes aquáticos. O nadador Ian Thorpe costumava competir com um macacão confeccionado com tecido que imitava a pele dos tubarões. Tudo para deslizar mais rápido na água.
_ A importância do material é um aspecto importante entre os itens selecionados para a exposição _ explica o curador Dr. Boydell.
A vida social também influenciou no desenvolvimento de novas peças de moda praia. Das reuniões do jet set na Riviera Francesa ao espírito cool dos surfistas da Califórnia, a exposição também abrange os destinos de praia mais famosos de todos os tempos na Europa, como Côte d´Azur e a costa da Inglaterra.
Foi entre 1920 e 1940 que o maiô se transformou no modelo de duas peças _ uma mudança radical. No início, a moda praia era focada apenas nos banhos de mar. Depois que exibir um corpo bronzeado tornou-se sinônimo de saúde e de status, o biquíni conquistou a preferência das mulheres.
Diretora do Fashion and Textile Museum, Celia Joicey diz:
_ Esperamos que a exposição ilumine o passado e o presente da moda praia, além de inspirar direções futuras para a indústria.

Linda Sharkey
Do Independent
Londres

Fonte: Ela - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário