Loja Virtual Moda e Styles

quinta-feira, 16 de abril de 2015

SPFW: Ronaldo Fraga



Passe um dia inteiro observando mulheres cuja proporção de magreza e altura, viço da pele e brilho do cabelo faz com que pareçam de outra espécie do gênero feminino – provavelmente não a sua -, e a sensação de inadequação estética acaba por aparecer. E isso não acontece apenas numa semana de moda; a vida de uma mulher é cercada por um padrão de beleza que ela nunca alcançará, e que em intensidades diferentes a deixará mais ou menos frustrada, dependendo de uma equação de momento de vida, auto-estima, capacidade de reflexão, meio em que vive, etc. Pois ao sentarem na sala de desfiles por volta das quatro e meia da tarde de uma quarta-feira, as mulheres convidadas da apresentação de Ronaldo Fraga olharam para frente e respiraram aliviadas: ali, o tipo de beleza delas estava sendo celebrado.
Com o busto à mostra, 35 amigas ou amigas de amigos do estilista, velhas e jovens, de diferentes profissões, encarnavam as sereias tema da coleção e também nome – sugerido pelo próprio Ronaldo – do projeto com artesãs da Paraíba que criam acessórios a partir de escamas de peixe, capacitadas pelo estilistas para agregarem design ao expertise. As Sereias da Penha assinam os lindos colares desfilados. “Têm efeito de madrepérola”, conta o estilista, que as orientou a não tingir o material, que também aparece bordado em vários dos looks.
Com caudas de tecido tom de pele, sentadas em pneus sobre um mar de plástico bolha, espelho na mão voltado para a plateia, as sereias democratizavam a beleza sem regras e chamavam a atenção para a poluição ambiental. Dessa preocupação de Ronaldo nasceu um dos tecidos da coleção, um fio biodegradável decomposto em poucos anos quando descartado e desenvolvido pela Santaconstancia, com um aspecto que lembra uma viscose, usado nos looks coloridos. O jacquard de esqueletos de sereias, a estampa de oferendas feita por Leo Santana a partir de uma foto tirada em Olinda, as estampas de peixes e corais, as sedas e os tricôs compunham uma gama rica de tecidos. Além do discurso, Ronaldo trouxe luxo à passarela.
O glamour da coleção aparece nas transparências dos vestidos nude inteiros bordados de paetês de escamas e perolinhas, nas saias com camadas de babados que remetiam às ondas do mar, nas assimetrias que reinterpretavam a cauda da sereia. Um verão com sensualidade evidente sem ser banal, com corpo delineado, cintura marcada, decotes profundos. “É uma coleção de texturas, sobreposições e transparências”, resume.
Merece destaque o vestido caramelo longo com efeito sanfonado, feito a partir da mistura de um fio de poliamida usado dentro da borracha de pneus e que dá um volume ao mesmo tempo firme e maleável. “Essa série simboliza o cabelo da sereia.” Ainda, os crochês metalizados e no azul profundo, com aspecto rústico, feitos com linha de pesca e tiras do tecido biodegradável, com um lindo resultado. (CAROLINA VASONE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário