Loja Virtual Moda e Styles

segunda-feira, 7 de abril de 2014

SENAI CETIQT RECEBE I FÓRUM INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO TÊXTIL


Evento apresentará novidades em tecidos tecnológicos para setores como moda, esportivo, aeronauta e de construção civil

Nos dias 8 e 9 de abril, o SENAI CETIQT, no Rio de Janeiro, recebe no Campus Riachuelo da instituição, a primeira edição do Fórum Internacional de Inovação Têxtil - Presente e Futuro, em parceria com a ABIT  através do Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela entidade em parceria com a Apex-Brasil; a Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas (Abrafas); o SENAI CETIQT e o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e de Vestuário de Portugal (CITEVE), juntamente com a Associação Selectiva Moda (ASM) e a Associação Têxtil de Portugal (ATP).

O evento vai abordar temas a partir do uso de tecidos utilizados nos setores esportivo, automotivo, aeronáutico, construção civil, agricultura, moda (com destaque para os uniformes desenvolvidos pelo SENAI CETIQT para as Forças Armadas) e tecnologias de superfícies, além de processos sustentáveis.

O destaque do evento para a área de Moda fica por conta da realização do Painel 7: Moda e Tecnologia, que conta com a participação dos palestrantes Sabine Saymour (Moondial) e Jean-Marc Chauve (IFM), além da mesa redonda mediada pelo empresário de moda Paulo Borges, responsável pelo Fashion Rio, e mais quatro convidados: Juan Pablo (Nike Brasil); o estilista brasileiro erradicado na França, Gustavo Lins, o primeiro do país a entrar no seleto hall de estilistas no mercado parisiense; Mayra Monthel (Rhodia) e Angelo Frigerio (Grupo Rosset).  

Entre os palestrantes estão pesquisadores do Brasil, europeus e americanos. Também participam com debates nos painéis e mesas redondas representantes do Exército do Brasil, atletas olímpicos como o nadador Thiago Pereira, além de marcas como: Malwee, Nike, Citroen. Marcam presença, ainda, profissionais de empresas produtoras como: Rhodia, Dupont, Dini Têxtil, Grandene, Cedro, Invista, Golden Química. Do SENAI CETIQT, Ariel Vicentini, gerente de Serviços Tecnológicos, integra o Painel 4 – ‘Equipamentos de Proteção Individual: Uniformes e Defesa’, destacando os serviços prestados pela instituição entre as coordenações de Design e Serviços Laboratoriais aos empresários da indústria têxtil.
               
O fórum é gratuito e destinado a profissionais e pesquisadores do setor. As inscrições poderão ser feitas pelo site da Abit (www.abit.org.br). A programação também está disponível no site da instituição.

 Serviço:

I FÓRUM INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO TÊXTILData: 8 e 9/4
Horário: das 8h às 17h
Local: Campus Riachuelo do SENAI CETIQT – Rua Dr. Manuel Cotrim, nº 195, com acesso pela Rua Magalhães Castro, nº 174
Inscrições: www.abit.com.br

Sobre o SENAI CETIQT - O SENAI CETIQT - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do SENAI – é o maior centro latino-americano de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva têxtil e de confecções. Reúne centros de pesquisas e inovação, educação técnica, superior, extensão e pós-graduação (presencial e a distância), e uma carteira de serviços técnicos e tecnológicos direcionada ao aumento da competitividade e produtividade da indústria brasileira. Graças ao padrão de alto desempenho conquistado, mais do que dividirem o mesmo espaço, essas linhas de atuação agregam valor umas às outras. O círculo virtuoso formado por elas permite, por exemplo, que o desenvolvimento de um produto para a indústria gere conhecimento que será utilizado em sala de aula. Ou que trabalhos de fim de curso estejam alinhados a projetos de pesquisa aplicada em andamento. Ou, ainda, que serviços laboratoriais favoreçam o desenvolvimento de produtos inovadores que, por sua vez, resultarão em mais conhecimento a ser disseminado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário