Loja Virtual Moda e Styles

domingo, 6 de abril de 2014

ARTE EBRU


EBRU é a arte que recria pinturas à partir da água.
Como definição mais antiga. Ebru é uma arte de ornamentação dos papéis.
Ebru significa “como nuvem”.
Dizer desde quando é feita esta arte é muito impreciso, mas é certo que a sua origem vem da Ásia Central, antigo Turquistão, que foi descoberta e elaborada pelos turcos que lá viviam.
A cidade de Buhara é reconhecida como foco do nascimento da arte Ebru. Após a invasão Mongol , esta arte desapareceu, assim como também outras artes e ciências.
Designar a data de um Ebru é bastante difícil, porque antigamente só era feito para cobrir o exterior dos livros, ou seja, as capas. Por isso é provável que estes Ebrus possam ter datas que foram acrescentadas posteriormente a sua realização. Portanto, os exemplos com Ebru sobre inscrições são usados para dar uma data precisa. O exemplo mais antigo de Ebru é do ano de 1595 e encontra-se hoje na biblioteca de Suleymaniye, em Istambul.

Antes de tudo, o Ebru é uma arte natural, significa que todos os materiais que são usados encontram-se na natureza. Várias plantas e flores tem linhas possíveis de desenhar  com Ebru, bem como, os padrões naturais dos mármores, as camadas da terra, as nuvens e os corpos celestes.




Fotos: Cristiane Montes

Nenhum comentário:

Postar um comentário