Loja Virtual Moda e Styles

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Exposição "Objeto Vital" Los Carpinteros






























Los  Carpinteros : Objeto Vital reúne pparte da obra do coletivo artístico Los Carpinteros desde  as  suas origens até hoje!  A Exposição pretende desvendar  esse conceito  da "vitalidade" que os objetos ganham através da arte, e  essa descoberta é proposta por meio de uma arqueologia  da obra dos artistas. Três blocos de obras representam os  espaços escavados, quue  revelam momentos e conteúdos criativos, bem como os contextos onde a criação acontece.
O primeiro deles é "Objeto de Ofício", denominação que agrupa as obras que remetem à  gênese de  Los  Carpintero, marcada  pelo  acento na manufatura artesanal de objetos inspirados no entorno cotidiano e no diálogo com a história.  Nesses trabalhos é possível  sentir as texturas vivas das peças, feitas com as ferramentas mais básicas, como estruturas poéticas redumentares e cheias de harmonia. São obras  decorrentes da intensa troca criativa  vinculada ao período formativo  dos artistas no Instituto  Superior  de  Arte, que também são reflexo  do contexto cubano dos anos  90, em franca crise econômica.
A subsequente inserção de  Los Carpintteros em circuitos internacionais da arete leva a um processo de transeritoriedade, que  imprime  outro cunho a obra. Aos poucos, abandona as  marcas contextuais e altera sua fatura, enquanto revela uma demanda própria por assumir  as texturas das máquinas, a perfeição dos cortes, a busca por materiais que já  não emitem mais o  manuseio artesanal, levando ao processo de terceirização da confecção de obras típico da contemporaneidade e que está na base do método conceitual. A poética gerada  a partir dessa experiência é visível no conjunto de  obras  reunidas sob o nome  "Objeto Possuído".
O núcleo "Espaço-Objeto", por outro lado, junta os trabalhos que lidam com propostas  de arquitetura, de intervenção no  espaço  urbano  e também  no espaço abstrato. O uso de uma  semiótica  aplicada  diretamente  à  arquitetura aparece nas  gigantescas  aquarelas que propõem estruturas quase abstratas bem como nos objetos que reproduzem  prédios ou monumentos em materiais e  formatos que subvertem  o  referente  original.
O  sucesso e  reconhecimento da obra de Los Carpinteros é um fenômeno dentro da  arte internacional hoje: sua vocação  universal  emerge do  equilíbrio entre referências  contextuais  e questionamentos globais. A obra realizada  como resultado  de um processo aberto e coletivo, se materializa em objetos insuflados  de altas doses de ironia,, humor e crítica:  objetos dotados de  vitalidade.

Rodolfo de Athayde
Exposição no CCBB  - RJ

21- 38082020

Nenhum comentário:

Postar um comentário