Loja Virtual Moda e Styles

domingo, 3 de setembro de 2017

Exposição "Arpoador aos domingos" - Centro Cultural dos Correios RJ












Em 2003, Peter Lucas encontrou 200 pequenas fotografias em preto e branco na feira de antiguidades dda Praça XV, no Rio. A maioria das fotos  eram de mulheres na praia  de Ipanema  no início dos anos 160.  Havia também dois cliques que o fotógrafo fez no espelho  com sua câmera 9x12cm.  Com muita pesquisa, o autor das fotos foi identificado: Orizon Caneiro Muniz não foi um profissional, mas um fotógrafo amador com um profundo amor pelas mulheres e pela praia.
Anos depois, o arquivo com 5000 fotos e negativos de Orizon seria resgatado, e agora é inspiração para o documentário "A última Hora do Verão- The last Hour of Summer", em produção. Entre a descoberta inicial e o encontro  do arquivo.. Peter se  dedicou  a "atualizar" as fotos de  Orizon em Ipanema, registrando o entorno do Arpoador aos  domingos com uma câmera  6x7cm.
"Eu queria evocar esse tipo de sentimento de domingo que parece trazer à tona a melancolia e a mortalidade inerentes a toda fotografia  pessoal. Eu também queria traçar essa  natureza efêmera  da beleza na praia e  o impulso de apego a memórias que instigam as  pessoas a fotografar umas às outras" Peter Lucas).

Exposição no Centro Cultural Correios - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário