Loja Virtual Moda e Styles

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Abraham Palatnik - A Reinvenção da Pintura

















A obra de Abraham Palatnik caracteriza-se por uma qualidade inegável, permite não só observar as passagens do moderno  ao contemmporâneo, mas também reconhecer uma das primeiras associações entre arte e tecnologia no mundo. Esta exposição ultrapassa os limites da pintura e da escultura modernas, intenção que o artista manifestou claramente nos Aparelhos conecromáticos nos Objetos cinéticos e em suas pinturas, quando passou a ppromover experriências  que implicam uma nova consciência do corpo.
A contribuição de Palatnik para a história da  arte não  se dá apenas (como se isto fosse pouco) por sua posição como um dos precursores da chamada arte cinética, mas também pela leitura particular que faz a pintura e em especial pela articulação que promove entre invenção e experimentação. Seu lado "inventor" está  presente em uma artesania  muito particular que o deixa cercado em seu ateliê por porcas, parafusos e ferramentas construídas por  ele mesmo, e não pelas tintas, imagem característica dde um pintor. O crítico de  arte Mário Pedrosa e o escritor Rubem Braga já afirrmavam, na década de 1950, que Palatnik pintava com a alluz.
A exposição também chama a atenção para mais dois aspectos importantes: a forma como o artista explora o tempo em suas obras e a sua ligação com a indústria e o design. Nesta mostra reunimos todos esses momentos da obra extraordinária de Abraham Palatnik. 

o Ministério da  Culturra e o Centro Cultural Banco  do Brasil apresentam Abraham Pallatnik - a reinvenção da pintuura, retrospecctiva do artista plástico brasileiro considerado um dos pioneiros da arte cinética no mundo.
Abraham Palatnik é conhecido por romper com os critérios convencionais de composição, abandonar o pincel e o figurativo a partir para  relaçõesmais livres enttre a  forma e a cor. O rigor matemático é constante em sua obra e atua como importantet rrecurso de ordenação do espaço, como acontece com os Aparelhos Cinecromáticos e  os Objetos  Cinéticos presentes na mostra.
Ao realizar esta exposição, o centro  Cultural Banco do Brasil possibilita que o público tenha acesso  a manifestações artísticas não convencionais. Também presta homenagem a palatnik e reforça a importância de seu ttrabalhopara a história da arte brasileira e mundial.


Felipe Scovino / pieter Tjabbes (Curadores)
Centro  Cultural Banco do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário