Loja Virtual Moda e Styles

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

ArtRio 2016 reforça a importância do mercado de arte no Brasil e no mundo

19 novas galerias estreiam na feira este ano 
A Feira vai trazer para a cidade 50 colecionadores e curadores A ArtRio se consolida no calendário internacional de arte e faz este ano uma feira com foco nos colecionadores e curadores. 
Reconhecida como um dos mais importantes eventos do segmento no mundo, a ArtRio quer apresentar o melhor do cenário da arte brasileira e mundial e também se firmar como um evento com expressivos resultados para as galerias.
Entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, 73 galerias de arte moderna e contemporânea estarão nos armazéns do Píer Mauá. “Queremos apresentar uma feira com reais possibilidades de geração de novos negócios – mantendo o alto padrão de qualidade mas totalmente adequada ao cenário atual. Nosso foco esse ano está nos colecionadores e curadores brasileiros e internacionais, que virão ao evento a convite da ArtRio. Temos que ter em mente também que o momento é muito favorável à arte brasileira, que nos últimos anos teve forte projeção no mercado internacional. Além disso, continuamos com nossa meta de apresentar galerias e artistas novos, possibilitando novas descobertas e uma oxigenação do mercado”, indica Brenda Valansi, sócia da ArtRio. Em 2016, a ArtRio terá a participação de 19 novas galerias, sendo 11 brasileiras e as demais vindo de Argentina, Alemanha e Estados Unidos. A feira internacional faz parte do calendário oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro. Realizada pela Bex Produções, a ArtRio é uma grande plataforma de ações, com desdobramentos realizados ao longo de todo o ano, atingindo diferentes públicos na difusão do segmento da Arte no país. O ponto principal deste calendário é a feira internacional, este ano em sua 6ª edição. Entre os focos das ações e projetos da plataforma ArtRio estão estimular o crescimento de um novo público oferecendo acesso à cultura, incentivar a criação de novas coleções; e auxiliar no resgate da memória da arte com base na valorização dos artistas, galeristas e curadores brasileiros. Uma importante meta da ArtRio é a difusão da prática da doação de obras para museus e coleções públicas no Brasil. Dessa forma, estaremos enriquecendo os acervos e possibilitando o acesso e conhecimento.
Nas últimas edições da ArtRio foi feita parceria com o Museu de Arte do Rio – MAR, estimulando os visitantes do evento a doarem obras expostas – previamente selecionadas e identificadas nas galerias pelos diretores da instituição. Em 2015, o Museu recebeu mais de 40 doações adquiridas na feira. Em 2016, o MAR apresentou a exposição "Ao amor do público I - Doações da ArtRio (2012-2015) e MinC/Funarte", com obras recebidas neste período. “Um dos mais importantes focos da ArtRio é reforçar o Brasil no mercado de arte mundial. Esse é um trabalho de dois sentidos: dar visibilidade global para a arte brasileiras e nossos artistas, assim como trazer para o país importantes nomes e trabalhos internacionais. Desde sua primeira edição, a ArtRio possibilita esse encontro de nomes já consagrados e importantes na história da arte moderna e contemporânea com a valorização e exposição de novos nomes que vem oxigenar o mercado. Queremos que a ArtRio participe de todos os ciclos e momento da Arte no país, e dessa forma temos nossos patrocinadores e apoiadores também neste trabalho de incentivar, crescer, valorizar e renovar todas as esferas da Arte.” reforça Luiz Calainho, sócio da ArtRio. Pelo quinto ano consecutivo, o Bradesco é o patrocinador máster da ArtRio, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A feira de arte tem também patrocinio da AON, apoio da Heineken, Minalba e apoio institucional da Estácio e Klabin. ARTRIO – FEIRA INTERNACIONAL DE ARTE Seleção das Galerias As galerias participantes da ArtRio passam pela aprovação de um comitê de seleção que analisa diversos pontos como relevância em seu mercado de atuação, artistas que representa – com exclusividade ou não -, número de exposições realizadas ao ano e participação em eventos e/ou feiras. O Comitê 2016 é formado pelos galeristas Alexandre Gabriel (Galeria Fortes Vilaça / SP); Anita Schwartz ( Anita Schwartz Galeria de Arte / RJ); Elsa Ravazzolo (A Gentil Carioca / RJ); Greg Lulay (David Zwirner / Nova Iorque - EUA); Eduardo Brandão (Galeria Vermelho / SP) e Max Perlingeiro (Pinakotheke Cultural / RJ). Programas  PANORAMA Participam galerias nacionais e estrangeiras com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea.  VISTA Programa dedicado às galerias jovens, com projeto de curadoria experimental. Com foco em arte contemporânea emergente, as galerias desenvolvem propostas artísticas inovadoras especialmente para feira.

PAÍSES – GALERIAS PARTICIPANTES DA ARTRIO 2016  Alemanha  Argentina  Brasil  Estados Unidos  França  Suíça  Uruguai GALERIAS PARTICIPANTES PANORAMA  A Gentil Carioca (Rio de Janeiro, Brasil)  Almeida & Dale (São Paulo, Brasil)  Anita Schwartz Galeria de Arte (Rio de Janeiro, Brasil)  Artur Fidalgo (Rio de Janeiro, Brasil)  Athena Galeria de Arte (Rio de Janeiro, Brasil)  Bergamin & Gomide (São Paulo, Brasil)  Carbono Galeria (São Paulo, Brasil)  Casa Triângulo (São Paulo, Brasil)  Celma Albuquerque (Belo Horizonte, Brasil)  Colecionador Escritório de Arte (Rio de Janeiro, Brasil)  David Zwirner (Nova York, EUA)  E Thebaldi Galeria (Rio de Janeiro, Brasil) – ESTREIA  Folio (São Paulo, Brasil)  Gabinete de Arte K20 (Brasília, Brasil  Galeria Athena Contemporânea (Rio de Janeiro, Brasil)  Galeria da Gávea (Rio de Janeiro, Brasil)  Galeria de Arte Ipanema (Rio de Janeiro, Brasil)  Galeria Estação (São Paulo, Brasil)  Galeria Fortes Vilaça (São Paulo, Brasil)  Galeria Frente (São Paulo, Brasil) - ESTREIA  Galeria Inox (Rio de Janeiro, Brasil)  Galeria Luisa Strina (São Paulo, Brasil)  Galeria Lume (São Paulo, Brasil)  Galeria Marilia Razuk (São Paulo, Brasil)  Galeria Mezanino (São Paulo, Brasil) – ESTREIA  Galeria Millan (São Paulo, Brasil)  Galeria Murilo Castro (Belo Horizonte, Brasil)  Galeria Nara Roesler (São Paulo, Brasil)  Galeria Oscar Cruz (São Paulo, Brasil)  Galeria Raquel Arnaud (São Paulo, Brasil)  Galeria Sur (Montevidéu, Uruguai)  Galeria Vermelho (São Paulo, Brasil)  Galerie Agnès Monplaisir (Paris, França)  Galerie Bernard Ceysson (Paris, França)  Gary Nader – Miami / New York (Miami, EUA) – ESTREIA  Graphos:Brasil (Rio de Janeiro, Brasil) – ESTREIA  Gustavo Rebello Arte (Rio de Janeiro, Brasil)  Hilda Araujo Escritório de Arte (São Paulo, Brasil) – ESTREIA  Luciana Caravello Arte Contemporânea (Rio de Janeiro, Brasil)  Lurixs: Arte Contemporânea (Rio de Janeiro, Brasil)  Marcia Barrozo do Amaral (Rio de Janeiro, Brasil)  Mercedes Viegas Arte Contemporânea (Rio de Janeiro, Brasil)  Mul.ti.plo Espaço Arte + Polígrafa (Rio de Janeiro, Brasil)  Other Criteria: New York / London (Nova York, EUA)  Paulo Kuczynski Escritório de Arte (São Paulo, Brasil)  Pietro Atchugarry (Pablo Garzón, Uruguai)  Pinakotheke (Rio de Janeiro, Brasil)  Praxis (Buenos Aires, Argentina) – ESTREIA  Referência Galeria de Arte (Brasília, Brasil)  Roberto Alban Galeria (Salvador, Brasil)  Ronie Mesquita Galeria (Rio de Janeiro, Brasil)  Rudolf Budja Gallery (Miami, EUA) – ESTREIA  Silvia Cintra + Box 4 (Rio de Janeiro, Brasil)  SIM Galeria (Curitiba, Brasil)  Simões de Assis Galeria de Arte (Curitiba, Brasil)  Zipper Galeria (São Paulo, Brasil) VISTA  Cavalo (Rio de Janeiro, Brasil) – ESTREIA  Espace_L (Genebra, Suíça)  Gachi Prieto Arte Latinoamericano Contemporáneo (Buenos Aires, Argentina) – ESTREIA  Galeria Movimento Arte Conteporânea (Rio de Janeiro, Brasil) – ESTREIA  GAM – Gallery Am Meer (Dusseldorf, Alemanha) – ESTREIA  Martha Pagy Escritório de Arte (Rio de Janeiro, Brasil) – ESTREIA  Matias Brotas Arte Contemporânea (Vitória, Brasil)  Oma Galeria (São Bernardo do Campo, Brasil) – ESTREIA  Orlando Lemos Galeria (Nova Lima, Brasil)  Piedras (Buenos Aires, Argentina) – ESTREIA  Portas Vilaseca Galeria (Rio de Janeiro, Brasil)  Quimera (Buenos Aires, Argentina) – ESTREIA  Tal Art (Rio de Janeiro, Brasil) – ESTREIA  Tramas Arte Contemporânea (Rio de Janeiro, Brasil) – ESTREIA  Um Galeria de Arte (Rio de Janeiro, Brasil) - ESTREIA A editora alemã Taschen terá um estande com seus principais títulos de Arte. Também está confirmada a presença da Unisaber Livraria, especializada em livros de Arte, Design e Fotografia.

SERVIÇO ARTRIO 2016 Data: 29 de setembro a 02 de outubro (quinta-feira a domingo) 

Preview para convidados – 28 de setembro (quarta-feira)

Local: Píer Mauá – Av Rodrigues Alves 10 – RJ – Entrada entre os armazéns 1 e 2 PLATAFORMA ARTRIO 2016 

A ArtRio tem suas bases em três grandes pilares: Conexões, Conteúdo Artístico e Feira Internacional. Conexões Ligações e parcerias da ArtRio com outras marcas ou instituições.  - Prêmio FOCO Bradesco/ArtRio 

Chegando a sua 4ª edição em 2016, o Prêmio FOCO Bradesco ArtRio tem como objetivo fomentar e difundir a produção de artistas visuais emergentes, com até 15 anos de carreira. Serão selecionados três artistas brasileiros, que terão a oportunidade de participar de residência e exposição em três importantes instituições do cenário atual e também vão expor na ArtRio 2016. A seleção dos vencedores será feita por um Comitê Curatorial independente com a direção do curador do Prêmio, Bernardo Mosqueira, e representantes de cada uma das instituições parceiras; Consuelo Bassanesi (Despina/ Largo das Artes), Samantha Moreira (Chão Luiz) e Pablo León de la Barra (Casa Wabi)  CIGA – Circuito Integrado de Galerias de Arte A 3ª edição do CIGA aconteceu entre os dias 20 e 21 de maio e teve a participação de 22 galerias, sendo 5 estreantes. Durante o CIGA, as galerias têm programações especiais com abertura de exposições, visitas guiadas, finissages e performances, entre outras atividades. O CIGA tem entre seus objetivos estimular a visitação às galerias de arte, além dos museus e centros culturais.  ArtRio Social Agenda de atividades que levam cultura, informação e arte para organizações não-governamentais e escolas da rede municipal de ensino. Entre as ações estão visitas guiadas a exposições em centro culturais e museus, organização de palestras e doação de materiais para serem reutilizados por artesãos da ONGs. 

Intervenções Bradesco/ArtRio Exposição realizada nos mesmos dias da feira, leva obras de larga escala para espaços públicos. Em 2016, será realizada nos jardins do Museu da República. Conteúdo Informação e entretenimento, com foco na divulgação de conteúdo artístico:  Portal ArtRio www.artrio.art.br

Com atualização permanente durante o ano, é uma grande central de notícias sobre o universo das artes, com informações sobre o que acontece no Rio de Janeiro e no mundo. Dessa forma, a marca ArtRio traz a arte para uma pauta mais abrangente, estimula a divulgação artística e dos conceitos da arte, enquanto fornece as bases para a formação de um novo público. O portal traz a agenda dos eventos, exposições e mostras realizadas na cidade e tem parceria com os museus e galerias para constante divulgação de suas atividades.  Pílulas de Arte Série de programas, com até três minutos de duração cada, realizados em parceria com o Canal CURTA! com depoimentos de artistas brasileiros contemporâneos sobre seus processos criativos e obras, além de entrevistas com curadores, críticos e galeristas.  Circuitos Artísticos Criação de circuitos de arte na cidade do Rio de Janeiro, com a indicação, dentro de uma linha de visitação e história, de roteiros de arte (pública, imaterial, urbana, arquitetônica etc) que estão em locais de visitação pública (ruas, museus, galerias, paisagens).  Web Rádio Disponível 24 horas por dia com música de qualidade, entrevistas e notícias sobre o cenário de artes visuais. Em sua programação está o primeiro programa nacional totalmente dedicado à Arte Sonora. A rádio conta também com mixtapes assinadas por convidados. ARTRIO NAS REDES SOCIAIS  Mais de 102 mil fãs no Facebook  Mais de 110 mil seguidores no Google Plus  Mais de 24,2 mil seguidores no Instagram  Mais de 27,4 mil aparições da #artrio no Instagram  5.752 aparições da #artrio2015 e 2.376 aparições da #artrio2014 nas redes sociais  12.157 aparições da #compartilhearte nas redes sociais  Mais de 400 matérias publicadas no portal anualmente  Produção de mais de 15 vídeos Pílulas de Arte www.artrio.art.br www.twitter.com/artriofair Instagram: @ artrio.art.br Facebook: ArtRio-Feira-Internacional-de-Arte-do-Rio-de-Janeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário