Loja Virtual Moda e Styles

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Vencedora do Festival de Teatro Infantil de Niterói volta ao Teatro Popular



Os grandes vencedores do Festival de Teatro Infantil de Niterói voltam ao palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer trazendo muita alegria e diversão para toda a garotada com a peça "Alabumticabum".

Fazendo uso da linguagem da Pantomima com cenas típicas do universo do Palhaço, os atores da Companhia Arteira brincam com 13 cubos onde estão escritas as letras da palavra SOLIDARIEDADE. Os cubos transformam-se em diferentes objetos revelados a partir do gestual pantomímico dos palhaços, propondo sua ressignificação através da interação criativa e imaginativa com os mesmos. As cenas são construídas à medida que novas palavras surgem das diferentes combinações dessas 13 letras: SÓ, SOL, RISO, LISO, IDADE, IDEIA, REI. A sonoplastia feita ao vivo, enriquece o clima lúdico e a proximidade com a platéia, e o uso das onomatopéias e do gromelô rompe com os limites da comunicação verbal. Malabares e ilusionismo também estão presentes compondo as brincadeiras.

“Alabumticabum” é uma palavra mágica que só é revelada pelos palhaços em cena após o encontro e a busca coletiva por soluções para os problemas que se apresentam, quando se compreende a necessidade do trabalho conjunto para a reconstrução das estruturas. O espetáculo tem a duração de 50 minutos. Como elemento cênico, além dos cubos, é utilizado um guarda sol e outros objetos que, no decorrer do espetáculo, conforme a proposta da cena, suas funções se modificam. A sonoplastia é feita com instrumentos musicais e materiais diversos na boca de cena, por duas palhaças revelando ao público as diferentes possibilidades de recursos sonoros, remetendo-nos às antigas Charangas, bandas circenses, que tradicionalmente acompanhavam os espetáculos, e músicas folclóricas de roda.

Direção: Mariane Canella
Elenco: Gabriela Ribas, Gero Band, Jerônimo Nunes, Maria José Silva, Mariane Canella, Maylla Nideck, Silvia Araújo

O GRUPO

A Companhia Arteira nasceu em 2008, em Nova Friburgo – RJ, da união de mulheres, atrizes, educadoras, contadoras de histórias, amigas - em torno de um desejo comum: fazer teatro e palhaçadas, criar roteiros, bonecos, histórias, cantar, tocar, dançar, escrever e elaborar projetos e com eles, aprofundar, viabilizar suas experiências e desenvolvimento artístico.

SERVIÇO:

Horário: sábados e domingos às 16h
Duração: 60 minutos
Ingresso: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia)
Classificação: Livre
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário