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sábado, 21 de maio de 2016

PLURALIDADE DE AÇÕES REGE NOVA PLATAFORMA BRASILEIRA DE MODA CRIADA PELOS IDEALIZADORES DO ROCK IN RIO E DA ART RIO


Inspirador de um lifestyle desejado no mundo todo, o Rio de Janeiro retoma sua vocação natural para a moda. Dentro de um mês, a cidade passa a abrigar uma inédita plataforma de ações, o Movimento Rio Moda Rio, que vai se estender pelo ano todo com o desejo de quebrar regras, romper paradigmas, celebrar a criatividade de estilistas, descobrir talentos e impulsionar o mercado. O principal parceiro do Rio Moda Rio é o Sistema FIRJAN, e a plataforma também conta com patrocínio da Natura.
O nome do movimento vem do lendário Grupo Moda Rio, núcleo organizado por um time de criadores dos anos 70 para unificar o calendário a partir de desfiles e eventos. É com esse mesmo espírito agregador de tempos atrás que agora nasce o Rio Moda Rio, concebido com a ativa participação de estilistas e pensado para atender às necessidades atuais do setor.
À frente da empreitada, estão os empresários Rodolfo Medina e Duda Magalhães, da Dream Factory, e Luiz Calainho, da L21. A primeira, empresa de live marketing e comunicação do Grupo Artlplan, responsável pela produção de grandes eventos, como o Rock in Rio e o Sónar; e a segunda, holding atuante nas áreas de comunicação e entretenimento e uma das idealizadoras da Feira Art Rio.
‘O Rio Moda Rio é a grande oportunidade de transformar um projeto de moda em uma plataforma completa de comunicação. Queremos ir além das passarelas e, para isso, trazemos um evento que permeia todo o ano com ações voltadas para o mundo da moda”, revela Rodolfo Medina. “Não se provoca uma grande mudança apenas com um evento. É preciso um movimento. Queremos que o assunto seja perenemente tratado, ao longo dos 365 dias do ano”, reforça Luiz Calainho.
O Rio Moda Rio dá seu pontapé inicial com uma semana de desfiles, entre 14 e 18 de junho, e segue com programação multidisciplinar por todo o ano: um edital para novos estilistas, sendo que três deles serão premiados com a participação na segunda edição do RMR; ciclos de palestras temáticas em faculdades; exposições de relevância cultural e artística para a cidade; e, no fim do ano, um prêmio dedicado aos melhores do segmento em 12 diferentes categorias.
“A moda é um segmento importante da criação, assim como o design, a música e gastronomia. Nosso compromisso é cruzar e tangibilizar outros setores em torno da moda, aproximá-la da economia criativa e levá-la para uma dimensão além da conhecida”, afirma Duda Magalhães.

RMR: primeira semana see now, buy now do mundo

Com investimento de R$ 15 milhões, patrocínio master do SENAI e apoio do SESI – ambos integrantes do Sistema FIRJAN – e patrocínio da Natura, o Rio Moda Rio leva 12 grifes ao Pier Mauá, em junho. As nomenclaturas das estações do ano serão abolidas e, atendendo aos desejos do mercado, serão exibidas em salas de apresentações multiuso coleções com a temperatura à escolha de seus criadores.
“Queremos reforçar o desenvolvimento da Cadeia da Moda, um dos principais segmentos na geração de emprego e renda do Estado. O movimento Rio Moda Rio atende plenamente esse objetivo e o desejo dos nossos empresários de apostar em um novo formato de estímulo aos negócios neste setor”, destaca Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema FIRJAN.
O patrocínio da Natura aproxima a marca do campo da moda e beleza como parte da estratégia de evolução do seu posicionamento institucional, expressa também na campanha “Viva sua beleza viva”. “Enxergamos a moda como expressão de individualidade, uma manifestação cultural. A parceria com o Rio Moda Rio é uma oportunidade para dialogar com um público sensível ao tema da beleza, que vive e celebra a moda, sobre essa beleza viva de que estamos falando”, revela Denise Figueiredo, diretora de marca e consumidor da Natura.
A semana de desfiles será também a primeira a lançar o sistema see now, buy now (veja agora, compre agora), formato que o mundo inteiro está adotando para alinhar as datas de apresentação das coleções aos lançamentos do varejo.
“Seremos a primeira semana brasileira a quebrar a sazonalidade e adotar o formato ready to buy em que o consumidor, logo em seguida ao desfile, poderá adquirir em loja a roupa desejada na passarela. Estamos firmando compromissos com as marcas para que levem às lojas, após suas apresentações, ao menos um preview das coleções”, detalha Carlos Tufvesson, curador do RMR e dono de uma trajetória de destaque no segmento da moda brasileira.

A moda no centro do lifestyle carioca

O Rio Moda Rio vai respirar o lifestyle da cidade. Para marcar a abertura do evento, acontece um desfile-homenagem a marcas históricas dos anos 80 e seus grandes mestres, até hoje reverenciados pela influência no estilo de vestir do brasileiro. Com direção de Gringo Cardia, conhecido no país e no exterior como um importante artista multimídia, serão lembradas coleções icônicas da Company, Georges Henri, Maria Bonita e Yes, Brazil.
O acesso ao Pier Mauá será democratizado a partir da venda de ingressos. Habitualmente sem trânsito nas semanas de moda, o público desta vez está convidado a fazer parte do movimento e a vivenciar a multiplicidade de ações.
Com exceção das salas de desfile, todas as outras atrações estarão abertas ao público:
  • Rio Moda Rio Antecipa – Pop up stores com produtos exclusivos das marcas participantes
  • Rio Moda Rio Descobre – Espaço para exposição e venda de novos estilistas e designers
  • Rio Moda Rio Apresenta – Palco para shows e performances artísticas após os desfiles
  • Circuito Art Rio – Exposição de galerias de arte contemporâneas selecionadas
  • Rio Moda Rio Conversa – Programação de palestras e workshops
  • Rio Moda Rio Degusta – Área de alimentação com o melhor da gastronomia carioca
  • Rio Moda Rio Lounges – Espaços de convivência e entretenimento dos patrocinadores
Para fechar o Rio Moda Rio, a organização do movimento quebra a distância entre a passarela e as ruas com uma apresentação na praça símbolo do Porto Maravilha, um desfile coletivo produzido pela Aventura Entretenimento, que levará os destaques da semana à Praça Mauá. A melhor vitrine para a moda dos novos tempos.

Facebook: Rio Moda Rio
Instagram: @rio_moda_rio
Twitter: rio_moda_rio
#RioModaRio

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