Loja Virtual Moda e Styles

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Exposição "Walter Goldfarb retrospectiva 1995 - 2015" - Centro Cultural dos Correios













A emoção da primeira exposição o artista nunca esquece, e Walter Goldfarb não é exceção. Ele relembra a mostra Questão Pintura, realizada em 1995, como o marco de sua trajetória e credita aos Correios a valiosa contribuição da instituição como precursora e impulsionadora dessa exitosa carreira que chega aos vinte anos com a promessa de solidez e longevidade. Para comemorar a data, o Centro Cultural Correios oferece novamente suas instalações para receber a mostra Walter Goldfarb - Retrospectiva 1995-2015, que expressa o talento do artista carioca consagrado nacional e internacionalmente na arte contemporânea.
A descrição desse merecido sucesso pode ser conferida pelo público em cerca de quarenta obras, selecionadas pela curadoria da mostra em coleções particulares, acervos de museus e de instituições de arte do Brasil, da América Latina e da Europa. São pinturas em grandes dimensões e em cores personalizadas com tintas produzidas pelo próprio artista em seu ateliê no Rio de Janeiro. Um ambiente que guarda ainda agulhas, linhas, pedrarias e outros materiais que definem a singularidade criativa de Goldfarb, que pinta, borda e incorpora pequenos objetos e esculturas às suas monumentais e expressivas telas.
A exposição Walter Goldfarb - Retrospectiva 1995-2015 faz um passeio desde os primeiros trabalhos do artista até os mais recentes e inéditos, numa abrangência das duas décadas dedicadas à pintura, como sua vocação e principal veículo expressivo do seu estar no mundo. São séries de obras que inovam o plano pictórico, com pesquisas, construções, desconstruções, linguagens e processos criativos experimentais. Um olhar de infinita busca e inquietação que articula e conjuga o seu eu inspirador com outras influências artísticas de diferentes períodos e gênios da pintura, música, literatura, arquitetura ...
O resultado é uma composição ímpar de diferentes tramas, embates, signos, símbolos, ritmos, dinâmica, fragmentos, metáforas, subjetividade. Um diálogo dramático com o figurativo, o abstracionismo e o impressionismo, à luz do barroco, da renascença, da contemporaneidade e da intensa luminosidade do Rio de Janeiro. Ordenadas em séries, as obras revelam temáticas inspiradas nas sagradas escrituras, nos manuscritos do Mar Morto, no holocausto, na psiquiatria, anatomia, estética, tatuagem, no universo feminino, nos movimentos hippies ... Um imaginário tão instigante quanto sedutor ao olhar e à abstração do público.
Pela consistência dessa carreira em constante evolução, os Correios - como corresponsáveis no processo de impulsão e difusão da arte brasileira - orgulham-se de investir a realização da exposição Walter Goldfarb- Retrospectiva 1995-2015, não só pelo caráter comemorativo da mostra, mas pela amplitude já alcançada por esse brasileiro no cenário internacional da arte contemporânea. Uma obra que singulariza uma estética de criação, que sublima sua comtemplação e subjetiva questionamentos e leituras críticas pelos seus contrastes e associações. Ao público, o especial convite a um incontestável enlevo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário