Loja Virtual Moda e Styles

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

MUSEU IMPERIAL ABRE INSCRIÇÕES PARA O SEMINÁRIO “D. PEDRO II: HISTÓRIA E MEMÓRIA”




             Para comemorar os 190 anos do nascimento de d. Pedro II, o Museu Imperial/Ibram/MinC promoverá, entre os dias 2 e 4 de dezembro, o seminário D. Pedro II: História e Memória, que contará com a presença de historiadores e especialistas ministrando palestras que visam difundir entre o público trabalhos em torno do pensamento e da memória do imperador. As inscrições estarão abertas entre os dias 9 e 20 de novembro e poderão ser feitas, gratuitamente, no site do Museu Imperial. Os inscritos com 75% de frequência receberão certificado com carga horária de 20 horas. No total, serão oferecidas 80 vagas. 

             A abertura oficial será a sessão da Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas - CEPHAS - do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB -, no dia 2 de dezembro, às 15 horas, no Cineteatro do Museu Imperial.  Nos dias 3 e 4 serão ministradas palestras, pela manhã e à tarde, no mesmo local.

             O seminário contemplará dois eixos temáticos: “História: d. Pedro II e o desenvolvimento das ciências no Brasil” e “Memória: a construção e a reabilitação da memória do imperador”. O objetivo é divulgar estudos pautados em novos recortes temáticos e novas abordagens historiográficas, que permitam a reflexão crítica sobre o Segundo Reinado e, especialmente, sobre a trajetória de d. Pedro II.

             As inscrições devem ser feitas através do site www.museuimperial.gov.br e são abertas a pesquisadores, professores, estudantes e interessados em geral. Mais informações através dos telefones (24) 2233-0327 e (24) 2233-0315. O seminário é de curadoria de Maria de Fátima Moraes Argon e Alessandra Fraguas.

            
2 de dezembro de 2015 (quarta-feira)

15h - Conferência de Abertura
Sessão da Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas (CEPHAS) do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB)

D. Pedro II em Portugal (1871-1872): memória e história
Lucia Maria Paschoal Guimarães – Doutora em História Social (USP). Pós-doutorado na Cátedra Jaime Cortesão da FFLCH/USP e pesquisa sabática na Universidade Nova de Lisboa. Professora Titular de Teoria da História e Historiografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sócia Titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Diretora da Revista do IHGB.

3 de dezembro de 2015 (quinta-feira)

História: d. Pedro II e o desenvolvimento das ciências no Brasil

9h Recepção e credenciamento

9h50 Abertura

10h Palestra
D. Pedro II, cientista ou diletante: um debate historiográfico
Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas – Bacharelado em Ciências Sociais (UFRJ) e Licenciatura em História (UCP). Associada Titular do Instituto Histórico de Petrópolis.

10h40 Debate

11h Intervalo

11h15 Palestra
D. Pedro II e as ciências no segundo império: o caso do Imperial Instituto Fluminense de Agricultura
Begonha Bediaga – Doutora em Ensino e História de Ciências da Terra (UNICAMP). Pesquisadora titular do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

12h Debate

Mediadora: Patrícia Ferreira de Souza Lima - Doutora em História Social (UFRJ). Professora do ensino básico, técnico e tecnológico no Cefet UnED Petrópolis. Associada Titular do Instituto Histórico de Petrópolis.

12h30 Intervalo para almoço

14h30 Palestra
 D. Pedro II: o colecionista de olhar multidisciplinar
Regina Maria Macedo Costa Dantas - Doutora em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ). Historiadora no Museu Nacional/UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia - HCTE/UFRJ.

15h10 Debate

15h30 Intervalo

15h45 Palestra
D. Pedro II e a modernização da Astronomia no Brasil
Rundsthen Vasques de NaderDoutor em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ). Pesquisador em História das Ciências no Brasil com ênfase em História da Astronomia. Vice-diretor do Observatório do Valongo/UFRJ.


16h25 Debate

Mediador: Begonha Bediaga

16h45 Café

4 de dezembro de 2015 (sexta-feira)

Memória: a construção e a reabilitação da memória de d. Pedro II

9h Palestra
Dom Pedro Segundo e a França da Terceira República: a construção de uma imagem (1871-1891)
Cláudio Antônio Santos Monteiro - Doutor em História Contemporânea (Université Robert Schuman - Estrasburgo, França). Professor adjunto da Faculdade de Formação de Professores da Uerj.

9h40 Debate                                                                                       

10h Intervalo

10h30 Palestra
Memórias republicanas sobre d. Pedro II: a estátua e as festas do centenário na cidade de Petrópolis

Maria de Fátima Moraes Argon - Graduada em História (UCP) e Arquivologia (UNIRIO) e pós-graduada em História do Brasil (UCAM). Pesquisadora do Museu Imperial/Ibram/MinC. Associada Titular do Instituto Histórico de Petrópolis.


11h10 Debate

Mediador: Oazinguito Ferreira da Silveira Filho - Mestre em Educação (UCP). Professor de História de escolas públicas e privadas no município de Petrópolis. Associado Titular do Instituto Histórico de Petrópolis.

12h– Intervalo para almoço

14h Palestra
Iconografia de d. Pedro II nas coleções do Museu Imperial
Mauricio Vicente Ferreira Junior - Diretor do Museu Imperial/Ibram/MinC. Master of Arts - Museum Studies  (State University of New York). Professor da UCP e da Universidade Estácio de Sá. Presidente do Comitê Brasileiro do Programa Memória do Mundo da UNESCO. Sócio do Instituto Histórico de Petrópolis e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

14h40 Debate

15h Intervalo

15h15 Palestra
Dom Pedro II e a Fotografia: O papel do imperador como primeiro fotógrafo de nacionalidade brasileira e primeiro colecionador de fotografia no Brasil
Pedro Afonso Karp Vasquez – Mestre em Ciência da Arte (UFF). Graduado em Cinema (Université de la Sorbonne-Paris, França). Escritor, tradutor, fotógrafo, curador e editor de conteúdo da Editora Rocco. Sócio Titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

16h Debate

Mediadora:
Claudia Maria Souza Costa – Licenciada em História (UCP) e pós-graduada em Cultura Contemporânea (Instituto Metodista Bennett). Pesquisadora do Museu Imperial/Ibram/MinC.


16h30 Palestra de Encerramento

D. Pedro II e a escultura no Brasil
Paulo Knauss de Mendonça – Diretor do Museu Histórico Nacional/Ibram/MinC. Doutor em História (UFF), pós-doutorado (Universidade de Estrasburgo, França). Professor do Departamento de História e do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF. Sócio Titular do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro e Sócio Honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

17h30 Café

SERVIÇOS
Inscrições online: 9 a 20 de novembro
Número de vagas: 80 (oitenta)
Investimento: Gratuito
Carga horária: 20h
Local: Cineteatro do Museu Imperial – Petrópolis, RJ
Curadoria: Maria de Fátima Moraes Argon e Alessandra Fraguas
Contato: (24) 2233-0327; 2233-0315

Nenhum comentário:

Postar um comentário