Loja Virtual Moda e Styles

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Exposição Trans Bordar Mentes - Centro de artes UFF

Trans Bordar Mentes
Coletivo Imaginário Periférico
Artistas Curadores:
Pierre Crapez, Raimundo Rodrigues

Na exposição MAFUÁ do Interculturalidades 2005, mostramos uma tessitura de visualidades, oriundas do hibridismo cultural que hoje caracteriza a realidade planetária interconectada, e na qual vislumbrávamos a promessa de uma floração dos signos, enquanto esperança de um encontro das culturas.
Nessa nova exposição de 2015, reiteiramos a força das linguagens da arte como transbordamento de mundos em busca da heterogeneidade do espaço e do tempo, potencializando devires que a imaginação criadora pode oferecer através dos mundos singulares, de mundos para si, não como escapismo da realidade, mas como abertura de possibilidades de recriação e significação.
Neste sentido, Trans-bordar-mentes é a inscrição de um Tempo e Lugar para tecer mentes e corpos além da distopia que resulta da precariedade das estruturas institucionalizadas com sua violência legitimadora, e a abertura de um horizonte de sociabilidade que brota deste ser primordial brasileiro, com suas imagens, seus cantos e ladainhas.
São apresentadas aqui expressões que emanem deste ser poético no mundo, definidoras de horizontes nascidos do chão das vivências e dessa herança cultural, onde pulsa um Imaginário encharcado de paisagens, narrativas e mitos. Tratamos principalmente de celebrar o Imaginário na arte contemporânea, contrapondo-o à hegemonia de uma visão logocêntrica e mercantilista da realidade. 
Esse é o clamor de alguns coletivos de artistas que hoje constroem uma imagem de mundo a partir dos afetos e ações compartilhadas, agregando ao poético a dimensão do político. O Coletivo Imaginário Periférico constituído inicialmente por um grupo de amigos do Grande Rio, e que vem reafirmando desde sua fundação o poder do imaginário, do território e do lugar como campo de enunciação poética, junta-se aqui às outras manifestações do Interculturalidades.
A partir deste núcleo fundador, acrescentamos artistas de outros territórios que hoje participam do coletivo, como é o caso de Jorge Fonseca que aportará seu Fiotim, uma casa onírica itinerante, nos jardins da Reitoria da UFF.
Transbordando de invenções férteis em imagens e fantasias, esse "território imaginário" criado na Galeria de Arte UFF/ Espaço Uff de fotografia quer abrigar as narrativas, mitos, sonhos, desejos e visões, que o pensamento hegemônico retém em uma "periferia" que, no entanto, vive prenha de mundos e intencionalidades, reafirmando a vocação humana como um habitar poético da Terra.

Pierre Crapez, prof. dept de Arte Uff 




























Fotos: Cristiane Montes
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário