Loja Virtual Moda e Styles

quinta-feira, 16 de julho de 2015

15º Festival de Inverno de Petrópolis/Dell’Arte: Noite temática de dança clássica indiana acontece no Museu Imperial




             Na próxima sexta-feira, 17 de julho, às 18 horas, o Cineteatro do Museu Imperial receberá mais um evento do 15º Festival de Inverno de Petrópolis/Dell’Arte, a apresentação da bailarina indiana Sucheta Chapekar, que faz parte da série “Concerto à Luz de Velas”.  Na ocasião, interessados poderão conferir uma noite de encantamento e beleza da dança clássica do sul da Índia, Bharat Natyam, uma antiga dança dos templos. O ingresso custa R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) e a compra poderá ser feita na bilheteria do Museu Imperial das 11h às 17h30. Pede-se a doação de um alimento não perecível para a Campanha da Solidariedade.
             Reconhecida internacionalmente como uma das mais importantes bailarinas de Bharat Natyam, Sucheta Chapekar encanta pela delicadeza e sutileza de suas expressões. Ela é a criadora da dança clássica Nritya Ganga, a “Dança do Ganges”, uma síntese que emerge do Bharat Natyam com a música Hindustani.  O estilo clássico de Bharat Natyam é tradicionalmente dançado na música Carnática, originária do sul da India, enquanto Nritya Ganga retoma o estilo do Bharat Natyam com a música Hindustani, originária do norte da Índia.
             Nritya Ganga é resultado da tese de doutorado de Sucheta Chapekar e conquistou o prêmio pelo State Government Award of Maharashtra Gaurav, e o Nritya Vilas of Sur-Singar Sansad, em Mumbai, e do prestigioso National Award of Sangeet Natak Akademi.
             Sucheta Chapekar é diretora e fundadora do Instituto de Dança Kalavardhini Charitable Trust. É professora de dança e suas alunas são da Índia, França, Grécia, Polônia e Brasil. Atua também como professora responsável pela parte de pesquisa na Faculdade de Artes Dramáticas, na Universidade de Pune.
             Bharat Natyam é uma dança clássica teatral desenvolvida a partir da dança sagrada, com origem nos primórdios da Época Védica. Através dos tempos, este tipo de dança foi sendo trabalhada por regiões e influências históricas de cada localidade. A dança indiana é dividida em “dança pura”, Nritta e a “dança narrativa”, Abhinaya. Na “dança pura” os movimentos são rápidos e rigorosos, com precisão rítmica e sincronia das mãos e dos movimentos dos olhos. Na “dança narrativa”, a magia das estórias mitológicas é reconhecida através da linguagem das mãos (hastas mudras), propondo uma encenação teatral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário