Loja
organizada e com visual bem cuidado aumenta as vendas entre 12% e 40%, diz
Sebrae
Imagine você em um
shopping, há várias lojas espalhadas pelo imenso corredor. Aquela que tem uma
vitrine atraente, com o produto de venda bem elaborado e de forma organizada, é
o que você entraria, não é mesmo?! Pois
é, o processo de venda começa antes mesmo do cliente entrar na loja. Por isso,
fazer um planejamento eficiente sobre a visibilidade da empresa é muito
importante.
Um ambiente bem elabora
é capaz de chamar a atenção do consumidor e ser decisivo na hora da compra. Um
estudo do Sebrae-SP mostra que a loja organizada e com visual bem cuidado
aumenta as vendas entre 12% e 40%.
Samadhi Muller, diretor
executivo da Loja das Torcidas, rede de franquias especializada em presentes
esportivos, sabe lidar bem com o assunto. "Um local harmonioso, bem
cuidado atrai sim o cliente. Nós nos preocupamos com todos os detalhes, a
começar pela vitrine. Ela tem como principal papel, chamar a atenção do
consumidor e fazer com que ele queira entrar na loja e conduzi-lo para a
compra. Estrategicamente os produtos com resultados gerenciais mais
interessantes, produtos com maior lucratividade, compõe as prateleiras do lago
direito da loja e na altura dos olhos do consumidor. Pelo mesmo três vezes na semana as nossas são
repaginadas, principalmente em função dos resultados dos jogos que envolvem nossas
torcidas", explica
Muller revela que um
dos seus truques é expor os produtos de forma que induza o cliente a percorrer
com o olhar sobre todos os pontos da loja.
"Nessa exposição precisamos levar em consideração também a
quantidade de material exposto, o exagero deles leva a confusão por parte do
cliente. Ou seja, ele se perde nas informações e acaba não decidindo sua
compra", relata o empresário
Informação na medida
certa, bem planejada e distribuída! De acordo com o empreendedor, esses
componentes são cruciais os olhos do consumidor e consequentemente para o
sucesso das vendas. "O cliente procura por esses três pontos, por isso
adequamos tudo dessa forma. Exemplo disso é que procuramos expor os preços de
todos os nossos produtos e valores de eventuais promoções. No fim faz total diferença",
conta Samadhi dando a dica.
Diferencial! Palavra
até curta, para o que ela representa. O diretor explica que ela é o maior
segredo. "Nossos produtos hoje em dia com a gama de ofertantes que temos
não é mais o que atrai o consumidor, até porque, temos produtos bastante
semelhantes no mercado. O grande diferencial na hora da venda, é a
transformação de um produto em algo intangível, por exemplo, oferecemos ao
consumidor a sensação de prazer em adquirir um presente do time no qual ele ama
e é apaixonado.
Entretanto, atrair o
livro pela capa, no caso de varejistas faz sim total sentido. "A
organização impacta em muito no resultado. Uma loja carregada de produto leva o
consumidor a ficar confuso e indeciso no que levar. As lojas devem ser claras,
com espaço para que o consumidor possa tocar andar e ter prazer nas suas
compras, hoje em dia está bastante difundido a experiência de compra, ou seja
no consumidor Shopper, o consumidor que vive a compra, que sente emoção em
comprar, se diverte comprando, o consumidor compra mais onde se sente
melhor", conclui.
Sobre a Loja das Torcidas
Sob o comando dos empresários e irmãos Daniel Guimarães e
Samadhi Müller, a Loja das Torcidas nasceu no final de 2012, na cidade de São
José do Rio Preto/SP. A receptividade do público pelo comércio superou as
expectativas em apenas seis meses e fez com que o negócio, então, começasse a
atuar no mundo do franchising no primeiro semestre de 2013.
A Loja das Torcidas conta atualmente com unidades franqueadas
espalhadas por todo o país. O investimento inicial para obter uma franquia da
rede é a partir de R$ 109 mil e o retorno pode ser obtido de 18 a 24 meses.
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