Loja Virtual Moda e Styles

quarta-feira, 17 de junho de 2015

CONFERENCIA DE CHRISTAIN LERAY




CONFERENCIA DE CHRISTAIN LERAY

AMOR DO MAR / AMOUR DE LA MER E POEMAS HAICAIS.

na Aliança Francesa de NITERÓI


23 de JUNHO

Às 19h


Christian Leray desde a publicação do seu livro Brasil, o desafio das comunidades (1985) continua realizando pesquisas no Brasil, cf. Livro co-escrito com Fatimata A arvore de palavras e de narrações (2014). Hoje é um Buquê de poemas-haicais do seu Diário de Viagens no Brasil que nos oferece.

Podemos falar de nossas vidas tanto sob forma de poesia que em prosa: os poemas-haicais, em português e francês, que Christian, o escritor Brasilbreizh, nos oferece, foram inspirados ao acaso durante seus momentos de caminhadas à beira-mar e exalam o perfume da costa brasileira. O poema-haicai lhe permite de intensificar sua relação com o mundo e também entre seu pais de coração, o Brasil, e a sua Bretanha natal.



Os poemas-hacais do livro Amor do mar foram primeiramente pensados e escritos em português depois de numerosas estadias de Christian Leray no Brasil. Fazam parte do seu Jornal de viagem.

De retorno para a Bretanha, estes poemas-hacais testemoniam da dua profunda emoção poetica ressentida diante do Oceano que liga Brasil a França.



Mas essas indas e vindas entre estes dois países estiveram à vezes marcadas de nostalgia ou melhor de “saudade”, este sentimento inexplicável da “falta”, por exemplo, duma presença amiga. Sentimento que exprime nomeadamente um de seus poemas-haicais:

Tenho saudade de você

Das ondas que acariciam seu corpo

Com a vibração do Mar...


LOCAL: Aliança Francesa de Niterói - Rua Lopes Trovão 52 – 2º andar - Icaraí Niterói – RJ / 2610-3966

Nenhum comentário:

Postar um comentário