Loja Virtual Moda e Styles

quarta-feira, 6 de maio de 2015

ART NOVEAU E A MODA DA ÉPOCA - 1880/1910






   A Grande virada dos séculos, entre XIX e os primeiros do século XX, é conhecida como a “Belle Époque”, principalmente na França.
   Várias invenções por volta de 1890, contribuíram para uma sociedade moderna.
   Paris era o símbolo de toda essa novidade, se tornando uma cidade luminosa onde um novo estilo, o Art Nouveau, decorava prédios e objetos.
   Em Paris houve uma exposição chamada “Exposição de 1900”, que foi marcante, pois apresentava o estilo ART NOVEAU” em vários tipos de peças. Na decoração, arquitetura, anúncios, jóias, etc.
   O simbolismo ou Art Nouveau representou uma arte de transição chamada “Estilo 1900” na França, “Jugendstil” na Alemanha e “Stile Liberty” na Itália.
   O artista dessa época experimentava uma arte mais livre, dando mais importância à cor e ao poder das linhas. Baseavam sua arte na realidade presente ou em visões futuristas de uma realidade vindoura. As referências à juventude, à inovação e à modernidade são inúmeras.
   A beleza feminina já não era baseada no modelo vitoriano, agora era de uma mulher com um novo tipo físico. Deixaram de ter a figura de uma mulher frágil e delicada para terem a imagem de uma mulher majestosa, de formas opulentas (grandes) com uma nova silhueta em formato de “S”, onde favorecia essas formas.
   As mulheres passaram a freqüentar escolas, trabalhar para seu próprio sustento e lutavam pelos seus direitos.
   O Art Nouveau passando da fase inicial, onde predominava a arte floral passou à outra etapa:  a dos elementos geométricos e coloridos, onde foram introduzidos em algumas obras composições de mosaicos que lembravam a arte Bizantina e o estilo Oriental.
   No estilo, o Art Nouveau foi um movimento passageiro, mas originou outras vertentes na arte, encorajou os artistas a criarem uma linguagem própria e tornou-se uma das sementes que fizeram do século XX, o século das grandes renovações e revoluções artísticas.  


ARTISTAS DO MOVIMENTO ART NOUVEAU:


-       Pintores e gravadores:  Gustav Klimt/ Audrey Beardsley/ Edward Munch/ e Alfons Mucha
-       Arquitetos:  Antônio Gaudi/ Victor Horta
-       Artes Decorativas:  Tiffany/ Lalique/ Charpertier




Cristiane Montes

Nenhum comentário:

Postar um comentário