Loja Virtual Moda e Styles

sábado, 30 de novembro de 2013

A Aliança Francesa de Niterói em parceria com o Solar de Jambeiro apresentam:




THEMSELVES / ELES MESMOS
 
 
5 DE DEZEMBRO ÀS 19H30
 
"A dança é um convite a pensar sobre como viver os espaços, mas também considerar como estes espaços que habitamos determinem o nosso estado de ser ..."
« La danse est une invitation à penser comment habiter les espaces mais aussi à considérer combien ces espaces nous habitent et conditionnent nos états d’être…»

Com a base de escritura do projeto de criação THEMSELVES/ Eles Mesmos que se desenvolverá em 2014 no Brasil e na França, o coreografo Frances Jean-Jacques Sanchez com as bailarinas Ana Gabriela Castro, Flora Bulcão, Mery Horta propõem investir os espaços do Solar de Jambeiro.
 
LOCAL: Solar de Jambeiro, R. Pres. Domiciano, 195 - Boa Viagem, Niterói - 21 2109-2222
 
Entrada franca
 
Biografia:
Jean-Jacques Sanchez dançou em várias companhias de dança contemporânea na França e no exterior com coreógrafos, Philippe Genty Tressera de Bruno , Anne Dreyfus, Joseph Tmim, Dominique Rebaud , Jean Gaudin , Pierre Drouler , Genevieve Sorin , Thierry Thieu Niang , Felix Ruckert.
Além de suas experiências no campo de grandes eventos e artes circenses , ele marcou suas criações e performances coreográficas em diversos espaços : ruas, parques , apartamentos, escolas, teatros...
" A dança é um convite a pensar sobre como viver os espaços, mas também considerar como estes espaços que habitamos determinam o nosso estado de ser"
Questionando noções de representações do corpo e a do bailarino em particular, ele desenvolveu sua pesquisa com a linguagem improvisada inspirada na natureza de um lugar, sua topografia e seu contexto histórico e social. Ele também fez espetáculos coreográficos aonde a troca verbal entre dois bailarinos era o objeto da representação. Em 2012, ele cria com Ana Gabriela Castro o projeto Les Relieurs com pessoas vivendo no bairro de Air Bel na cidade de Marselha, França e com adolescentes na cidade de Vassouras-RJ, Brasil.
Em performances no espaço público, ele registrou sons, entrevistando os pedestres e convidou fotógrafos para tornar tais ações como mostras fotográficas e sonoras. Ele oferece oficinas para amadores e profissionais em vários centros urbanos como : Marselha, Paris , Berlim, Dusseldorf , Lisboa, Rio de Janeiro , São Paulo, Pequim.
Com sua câmera, ele olha para sua família, amigos e dançarinos. A dança foi filmada muitas vezes ligada a arquitetura. Admirador do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer pode filmar a dan©a no MAC em Niteroi e na sede do Partido Comunista em Paris.
Comprometido com a escrita como uma fonte de expressão crítica ou evidência de suas experiências criativas, ele escreveu entre janeiro de 2004 e junho de 2008 , publicado on-line uma ediçao « Des Corps et Conjonctures » trimestral que trazia seus textos e os de diferentes atores da dança européia. Ele escreve artigos no site francês ladanse.com . Ele é co- fundador do grupo AC PACA em França ( Atores coreográficos em Provence- Alpes- Côte d' Azur) e TAC [ danças ] (Território de Ações e da Cooperação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário