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sábado, 18 de maio de 2013

1º SALÃO BOSSA NOVA MODA E NEGÓCIOS ATINGE METAS NA EDIÇÃO PRIMAVERA/VERÃO 2014


 da Oh Boy






O Salão Bossa Nova Moda e Negócios reuniu 250 marcas em um único espaço, na Barra da Tijuca, de 14 a 17 de maio, e atingiu as metas propostas para esta primeira edição, após a união dos salões Fashion Business e Rio-à-Porter.

O evento contou com 250 marcas expositoras, cerca de 25 mil visitantes e mil compradores convidados , palestras e mesas redondas. Realizado pela Dupla Assessoria e Escala Eventos, o Salão Bossa Nova teve direção-geral de Eloysa Simão e encerrou a edição primavera/verão 2014 com excelente aceitação do mercado para a unificação dos salões. “Tivemos um aumento de público de outros estados do país e visitantes espontâneos, fato que confirma a força da moda carioca e o avanço do Rio de Janeiro no calendário de negócios de moda do país”, comenta Eloysa.

As grifes participantes demonstraram competência com a suas performances no evento, atingindo, em média, a meta proposta, que era vender entre 40% e 60% de suas coleções durante o evento.

Um diferencial desta edição foi o sucesso de vendas do maior mix de grifes de moda praia já reunido em um evento deste porte – foram 26 marcas deste segmento agrupadas no salão, apresentando suas coleções em primeira mão para os compradores. O destaque foi para a marca Blue Man, que encantou os visitantes com uma coleção inspirada no Brasil tropical e vendeu 50% a mais do que na mesma edição de Primavera/Verão 2013.

A marca de beachwear VIX, de Paula Hermanny, revelou que vendeu para todo o país e ainda conquistou clientes novos em estados como Sergipe, no qual a marca ainda não era encontrada. A R. de Sol, de moda praia, participou pela primeira vez e superou todas as expectativas de vendas. A CCM, de fitness, comemorou um aumento de 25% nas vendas em relação à edição de inverno, que foi a 1ª em que a grife participou.

Outro destaque do salão foi o lançamento no país da grife espanhola Desigual, que agitou o evento com performances de artistas todos os dias em seu estande. Patricia Hormaza, do marketing da grife, disse estar muito satisfeita com a calorosa recepção dos brasileiros para a chegada da marca aqui, comentou que a coleção vendeu muito bem e, a partir de agosto, as peças poderão ser encontradas nas multimarcas dos quatro cantos do país. “O Brasil é Desigual”, brincou ela.

As marcas de moda festa também se destacaram nesta edição. O estilista mineiro Victor Dzenk disse estar muito satisfeito com os negócios fechados durante o salão e confirmou a sua participação no próximo evento. As grifes Arthur Caliman e Fabulous, da Agilitá, tiveram um aumento de 20% em relação à última edição primavera/verão do evento.

O Fórum de Lojistas apresentou sete palestras com profissionais renomados do mercado, seguidas por mesa-redonda com a plateia para debate dos temas. A Ajorio levou a especialista Regina Machado para falar das tendências do mercado de joias e bijouterias. O badalado stylist José Camarano falou sobre como aguçar as “antenas” da moda, Patricia Rodrigues da Use Fashion falou sobre a importância das novelas no comportamento de consumo feminino e a antropóloga Hilaine Yaccoub contou sua experiência na equipe do bureau de comportamento “Consumoteca”, voltado aos estudos dos perfis de consumidores. No último dia, o portal WGSN fez uma importante palestra sobre as tendências para a temporada Inverno 2014.

Com o apoio do SEBRAE e do Sistema FIRJAN, e sob a consultoria do IN-MOD, 120 empresários do Rio de Janeiro e outros 10 estados - Alagoas, Pará, Mato Grosso, Distrito Federal, Ceará, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Paraná – apresentaram, no Salão Bossa Nova, suas novas criações em roupas e acessórios para a temporada Verão 13/14.

Entre os empresários trazidos pelo Sebrae, um dos destaques foi a marca de moda feminina mato-grossense Tugore, que dobrou seu volume de negócios em comparação à edição passada de Verão. Já a grife de acessórios catarinense Fabiana Silva, estreante em grandes salões no Rio de Janeiro, comercializou mais de 1.200 peças. As marcas In Bits e Tai Dai apresentaram desempenhos superiores a 80% e 70%, respectivamente, em relação à temporada anterior.  Sob a coordenação da Firjan, a grife de moda feminina Mananciais, por exemplo, cresceu 60% em comparação à edição passada.

"Foi um evento de muito aprendizado, de adequações e atípico por ter acontecido desassociado ao Fashion Rio. Para essa estreia, o Sebrae apresenta números recordes: 11 estados participantes e 75 empresários que, pela primeira vez, contam com uma nova ferramenta de aproximação comercial: a Central de Oportunidades, que visa estender as oportunidades de negócios que nasceram durante o período do Salão", explica Juliana Borges, Coordenadora Nacional da Carteira de Moda do Sebrae Nacional.        

Essa primeira edição do Salão Bossa Nova de Moda e Negócios mostrou a importância da junção dos eventos Rio-à-Porter e Fashion Business. Esta já era uma demanda do empresariado e do setor e que agora, colocada em prática, tende a fortalecer e engrandecer o segmento. Nossas expectativas para a próxima edição, que acontece em novembro paralelamente ao Fashion Rio, são as melhores; temos certeza de que mais uma vez o evento irá ‘bombar’”, diz vice-presidente da FIRJAN, Carlos Ieker.

O 1º Salão Bossa Nova Moda e Negócios contou com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro – Riotur e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O evento tem apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN); da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT); da TexBrasil; da APEX; do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); do Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD); do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado do Rio de Janeiro (SINDITÊXTIL) e do SINDIROUPAS.

A próxima edição do Salão Bossa Nova Moda e Negócios, com as coleções Outono/ Inverno 2014, acontecerá de 7 a 10 de novembro de 2013, no Píer Mauá, em paralelo a 24ª edição do Fashion Rio, que se estende até o dia 11.


Sobre a Dupla Assessoria
Produtora e organizadora do Fashion Business, a Dupla Assessoria atua no mercado de eventos de moda nacional desde 1992 e foi a responsável pelo resgate do Rio de Janeiro no calendário comercial de atacado no Brasil. Dirigida pela empresária Eloysa Simão, a Dupla Assessoria criou a primeira semana de moda da cidade, a Semana Leslie de Estilo. A partir daí, o Rio passou a sediar novos eventos assinados pela empresa, como a Semana BarraShopping de Estilo, com oito edições entre 1996 e 2001, evento que deu origem ao Fashion Rio. A grande visibilidade alcançada pelo evento consolidou a cidade como referência nacional e internacional na divulgação de tendências e na geração de negócios para a indústria de moda. A Dupla Assessoria também atuou como responsável pelos eventos Minas Trend Preview, Fashion Music e Fashion Tour. Hoje, além do Salão Bossa Nova Moda e Negócios, a empresa é responsável pela realização do Top Fashion Bazar, o maior bazar de grifes do Brasil.

Sobre a Escala
A Escala Eventos é considerada uma das empresas de eventos mais significativas no cenário carioca. Fundada há 20 anos por Jerônimo Vargas e Carlos Augusto Salgueiros Pires, atrai a parceria de grandes marcas e empresas por reunir em seu portfólio todas as ferramentas para colocar no mercado grandes eventos e ações de marketing promocional. Além dos eventos de calendário, que são desenvolvidos, comercializados e produzidos pela equipe da Escala, como Fashion Business, Top Fashion Bazar, Brite e Expofood, a empresa é reconhecida ainda por aproximar clientes internos e externos de seus parceiros.

Fonte: In Press Porter Novelli
Fotos: Cristiane Montes 

Mais fotos do Evento em : https://www.facebook.com/modaestyle.com.br

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