Loja Virtual Moda e Styles

segunda-feira, 4 de março de 2013

VALENTINO: SINÔNIMO DE SOFISTICAÇÃO E ELEGÂNCIA



 VALENTINO:  SINÔNIMO DE SOFISTICAÇÃO E ELEGÂNCIA



   Ele reproduz em suas criações muitas de suas próprias características e se diferencia pelo bom gosto incomum.
   Veste e freqüente a alta sociedade. É  considerado o retrato da elegância que caracteriza suas criações. É o rei do glamour da alta-costura italiana.
   Valentino Clemente Ludovico Garavani nasceu em 11 de maio de 1932, em Voghera, no norte da Itália. Em 1950 conseguiu uma bolsa de estudos e foi para Paris, estudar moda na escola da Chambre Syndicale. Venceu um concurso de estilismo organizado pela Secretaria Internacional de lã, que abriu portas para um emprego na prestigiada Maison Dessès, onde atuou como assistente por cinco anos.
   Um fato que influenciou a sua vida de Valentino foi uma Ópera que ele assistiu em Barcelona, onde ficou impressionado com o impacto dos trajes em tom vermelho e que ele chegou a dizer que o vermelho se tratava também de uma cor refinada depois do branco e do preto. Com isso, o vermelho passou a ser uma marca registrada e ficou associado ao nome do estilista.
   Em 1959, abriu na via Condotti, em Roma com o auxílio de seu pai, a “Maison Valentino”.
   Em julho de 1962, Valentino mostrou pela primeira vez sua coleção, no Palácio Pitti, em Florença e foi um sucesso fenomenal.
   Em 1965, Valentino já ocupava a supremacia total na moda italiana.
   Em 1947, Valentino apresentou uma Coleção no Palácio Pitti, chamada “Collezione Bianca” e dedicada à amiga e cliente Jacqueline Kennedy. O branco era um tom tido como “não cor” e pela primeira vez viu-se o logotipo “V” em metal no lado externo da roupa.
   Valentino tornou-se o costureiro das celebridades.
   Em 1968, Valentino celebrizou-se ao criar o vestido que Jacqueline Kennedy usou em seu casamento com Aristóteles Onassis. A nova loja de Valentino ocupava o endereço da Maison Dior.
   Em 1969, começou sua linha Boutique e abriu a primeira loja Valentino em Milão.
   Em 1989, começou a apresentar as coleções de alta-costura em Paris.
   Hoje Valentino possui 560 pontos-de-venda, sendo 60 butiques exclusivas de suas marcas  de “ready-to-wear” em associação com o grupo GFT:  Valentino Couture, Valentino Boutique, Mies V, Oliver, Oliver Two, Jeans, Sport Pelle, além de outras licenças.
   Seu trabalho pode ser analisado no decorrer das décadas, mas é importante ressaltar a continuidade de estilo e temas que se renovam em si mesmos.
   A maioria dos aspectos chiques, refinados e glamourosos se origina no visual hollywoodiano da década de 1950. Todos os detalhes tentam evidenciar alguma parte do corpo feminino, seja pescoço, colo, busto ou cintura.
   Os famosos temas sempre presentes nas coleções dão o toque especial ao trabalho de Valentino, refletem seu universo e originam criações atemporais.
   Os temas mais marcantes de suas coleções são:  A cor vermelha, as flores, os laços e os animais.
   Vermelho que para ele significa vida, paixão, sangue da morte, remédio absoluto contra a tristeza e a culpa.
   Flores significam alegria e fonte de inspiração.
   Laços significam símbolo de feminilidade absoluta e  refinado complemento que conclui o movimento de um drapeado.
   Animais como:   onça, cobra, tigre e zebras.
   No início de sua carreira, ele era audacioso em suas criações e a palavra de ordem era extravagância a todo o custo. Depois chegou o tempo da consciência. Em 1965 ele lançou estampas imitando pele de crocodilo.
   As cores clássicas para Valentino são:  preto, branco, vermelho e o bege.
   Ele se inspira muitas vezes em obras de arte (museus) e viagens, mas o resultado de suas criações não chega a ser tão claramente próxima de uma fonte de inspiração.
   Hoje em dia ele é mais livre em suas criações e mais distanciado do folclore.
   Um outro elemento fundamental em seu trabalho é o “pois” (para ele são sempre divertidas e mesmo quando paradas parecem se moverem), como também a flanela cinza, o jérsei e o tweed.
   Valentino conta, atualmente, com mais de 100 coleções por ano, entre Alta costura, prét-à-porter, moda masculina, produtos licenciados, design de objetos, tecidos de decoração, jóias, acessórios, perfumes, óculos, bolsas, relógios e atualmente está presente em vários países do mundo.
   “Valentino tenta transferir para um vestido toda a emoção que uma obra de arte o desperta”.


Texto: Cristiane Montes

Nenhum comentário:

Postar um comentário