VALENTINO: SINÔNIMO DE SOFISTICAÇÃO E ELEGÂNCIA
Ele reproduz em suas criações muitas de suas
próprias características e se diferencia pelo bom gosto incomum.
Veste e freqüente a alta sociedade. É considerado o retrato da elegância que
caracteriza suas criações. É o rei do glamour da alta-costura italiana.
Valentino Clemente Ludovico Garavani nasceu
em 11 de maio de 1932, em Voghera, no norte da Itália. Em 1950 conseguiu uma
bolsa de estudos e foi para Paris, estudar moda na escola da Chambre Syndicale.
Venceu um concurso de estilismo organizado pela Secretaria Internacional de lã,
que abriu portas para um emprego na prestigiada Maison Dessès, onde atuou como
assistente por cinco anos.
Um fato que influenciou a sua vida de
Valentino foi uma Ópera que ele assistiu em Barcelona, onde ficou impressionado
com o impacto dos trajes em tom vermelho e que ele chegou a dizer que o
vermelho se tratava também de uma cor refinada depois do branco e do preto. Com
isso, o vermelho passou a ser uma marca registrada e ficou associado ao nome do
estilista.
Em 1959, abriu na via Condotti, em Roma com
o auxílio de seu pai, a “Maison Valentino”.
Em julho de 1962, Valentino mostrou pela
primeira vez sua coleção, no Palácio Pitti, em Florença e foi um sucesso fenomenal.
Em 1965, Valentino já ocupava a supremacia
total na moda italiana.
Em 1947, Valentino apresentou uma Coleção no
Palácio Pitti, chamada “Collezione Bianca” e dedicada à amiga e cliente
Jacqueline Kennedy. O branco era um tom tido como “não cor” e pela primeira vez
viu-se o logotipo “V” em metal no lado externo da roupa.
Valentino tornou-se o costureiro das
celebridades.
Em 1968, Valentino celebrizou-se ao criar o
vestido que Jacqueline Kennedy usou em seu casamento com Aristóteles Onassis. A
nova loja de Valentino ocupava o endereço da Maison Dior.
Em 1969, começou sua linha Boutique e abriu
a primeira loja Valentino em Milão.
Em 1989, começou a apresentar as coleções de
alta-costura em Paris.
Hoje Valentino possui 560 pontos-de-venda,
sendo 60 butiques exclusivas de suas marcas
de “ready-to-wear” em associação com o grupo GFT: Valentino Couture, Valentino Boutique, Mies
V, Oliver, Oliver Two, Jeans, Sport Pelle, além de outras licenças.
Seu trabalho pode ser analisado no decorrer
das décadas, mas é importante ressaltar a continuidade de estilo e temas que se
renovam em si mesmos.
A maioria dos aspectos chiques, refinados e
glamourosos se origina no visual hollywoodiano da década de 1950. Todos os
detalhes tentam evidenciar alguma parte do corpo feminino, seja pescoço, colo,
busto ou cintura.
Os famosos temas sempre presentes nas
coleções dão o toque especial ao trabalho de Valentino, refletem seu universo e
originam criações atemporais.
Os temas mais marcantes de suas coleções
são: A cor vermelha, as flores, os laços
e os animais.
Vermelho que para ele significa vida,
paixão, sangue da morte, remédio absoluto contra a tristeza e a culpa.
Flores significam alegria e fonte de
inspiração.
Laços significam símbolo de feminilidade
absoluta e refinado complemento que
conclui o movimento de um drapeado.
Animais como: onça, cobra, tigre e zebras.
No início de sua carreira, ele era audacioso
em suas criações e a palavra de ordem era extravagância a todo o custo. Depois
chegou o tempo da consciência. Em 1965 ele lançou estampas imitando pele de
crocodilo.
As cores clássicas para Valentino são: preto, branco, vermelho e o bege.
Ele se inspira muitas vezes em obras de arte
(museus) e viagens, mas o resultado de suas criações não chega a ser tão
claramente próxima de uma fonte de inspiração.
Hoje em dia ele é mais livre em suas
criações e mais distanciado do folclore.
Um outro elemento fundamental em seu
trabalho é o “pois” (para ele são sempre divertidas e mesmo quando paradas
parecem se moverem), como também a flanela cinza, o jérsei e o tweed.
Valentino conta, atualmente, com mais de 100
coleções por ano, entre Alta costura, prét-à-porter, moda masculina, produtos
licenciados, design de objetos, tecidos de decoração, jóias, acessórios,
perfumes, óculos, bolsas, relógios e atualmente está presente em vários países
do mundo.
“Valentino tenta transferir para um vestido
toda a emoção que uma obra de arte o desperta”.
Texto: Cristiane Montes
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