Paula apresenta sua coleção somente no verão, uma vez por ano. Bem
diferente do ritmo alucinante da indústria. O interessante é que ela
escolheu um timing próprio de trabalho e nos obrigada a entrar no seu
ritmo. Com ela o tempo passa devagar. Nós vimos 24 looks no tempo em que
veríamos 44 fosse este o desfile de uma marca maior.
Aqui, não há um look de transição, uma ponte entre uma série e outra. Cada um é único e essencial para a coleção.
Aqui, não há um look de transição, uma ponte entre uma série e outra. Cada um é único e essencial para a coleção.
E se Paula é slow fashion, assim também é sua roupa e o caminhar das
modelos. A roupa comunica tranquilidade e um “estar presente”; o zelo do
processo está em cada pedaço de tecido.
Desta vez, ela optou por não expor os materiais a nenhuma espécie de
processo químico, então a coleção é inteira em tom cru. “Para mim isso
significa leveza e nitidez”.
Para a gente fica óbvio que Paula está, de fato, entendendo tudo com
cada vez mais clareza: as formas que usa, como as constrói, o processo
mais humano, como ela escolhe contar sua história e, ainda, como escolhe
nos envolver em tudo isso.
Na sua imaginação, uma profetiza de longos cabelos sai do mar. Assim,
as modelos têm longas tranças e um olhar calmo e seguro. A coleção
chega ao ápice do trabalho com texturas, que é o que Paula mais gosta de
fazer. Há referências a esponjas, anêmonas, estruturas rochosas, tudo
feito com a mão. São quase santas ou novas Morganas. E como toda
feiticeira, o que carregam de sabedoria, também carregam de
sensualidade. Os looks são pontuados por peças em faixas inspiradas no
shibari, uma espécie de bondage em japonês.
O desfile aconteceu, mais uma vez, em sua casa, que ela abre para
receber poucos convidados. Após a apresentação, fui falar com ela e
dividi a atenção com seus dois filhos que queriam comprar um álbum de
figurinha. Nesse ambiente familiar e alegre, ela encontra o apoio para
continuar navegando em mares tranquilos, ressurgindo da água uma vez por
ano. CAMLA YAHN)
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