Dia dos namorados chegando e ideias de surpresas, receitas e presentes borbulhando na cabeça dos casais. Mas quando falamos de amor, logo pensamos em coisas afrodisíacas, certo? Afinal, você sabe o que é um alimento afrodisíaco?
Segundo a nutricionista Mariana Raesk, são quaisquer substâncias que incitem o desejo sexual. “Na alimentação, leva-se em consideração não só o formato do alimento, como o poder que ele possui de aumentar a fertilidade ou elevar a libido”. E não são apenas comidas “gordinhas” que são afrodisíacas. Um grande aliado das dietas faz parte deste time: o abacate! “O fruto contém altos níveis de ácido fólico que ajuda a metabolizar proteínas, B6 e Potássio. A presença desses nutrientes pode aumentar a produção hormonal masculina e regular as glândulas tireoidianas, dois elementos que aumentam a libido em homens e mulheres e a produção de testosterona, contribuindo ainda para melhorar o humor”, explica a profissional.
Dentre tantos produtos, é de conhecimento que a maioria das comidas doces são próprias para as situações mais picantes, mas estamos enganados, pois temos o alho, aspargos e ostras neste seleto grupo. "O calor do alho agita os desejos sexuais, além disso, ajuda na circulação sanguínea. Já o aspargo, além de cair muito bem na dieta, é rico em folato. E as ostras possuem vitamina B12, vitamina D, zinco e ferro. Manter esses nutrientes dentro do recomendado pode aumentar a capacidade sexual, a satisfação e também auxiliar na qualidade do esperma”, descreve Mariana Raesk.
Mas claro que os queridinhos doces não ficam de fora e são tradicionais na hora de apimentar a relação. Neste caso, chocolate amargo ou meio amargo, mel e canela são dicas infalíveis. “O chocolate é um dos mais famosos de todos os afrodisíacos, além de ser um clássico para o dia dos namorados! Ele é rico em feniletilamina, um composto estimulante, que dá sensação de bem-estar e excitação, além disso, contém teobromina que aumenta os processos de recuperação de energia. O mel é um alimento rico em carboidrato, que, consumido antes das relações sexuais pode potencializar o momento a dois. Já a canela aquece o corpo. E temos também o gengibre, que é considerado afrodisíaco pelo o seu cheiro delicioso e por estimular o sistema circulatório”, comenta a nutricionista.
Segundo a profissional, com moderação, todos os alimentos podem ser consumidos por qualquer pessoa saudável, pois, acima de tudo, possuem suas funções básicas e que ajudam na saúde. “O abacate, por exemplo, reduz o colesterol, previne AVC e controla a pressão arterial, assim como o alho. Já este, contém também propriedades antibacterianas e antioxidantes. Os aspargos são diuréticos e possui ação antioxidante, que previnem o envelhecimento precoce. O mel auxilia no melhor funcionamento do sistema cardíaco, melhora a imunidade e aparência da pele. A função benéfica do gengibre está na melhora de náuseas, tosses e da circulação sanguínea. Já a canela tem ação termogênica, atuando diretamente na gordura abdominal e pode auxiliar na redução da glicose”, pontua Mariana.
Porém, para tudo existe contraindicação, como por exemplo se você for diabético, comer mel, ou tiver predisposição a cálculo renal, comer chocolate amargo. Pacientes hipotensos, devem comer alho com moderação e quem está controlando o peso, deve se atentar a quantidade consumida de cada alimento.
Ao preparar um jantar romântico com comidas afrodisíacas, é necessário cuidado, pois este deverá ser bem leve, já que a inclusão de preparações “pesadas” pode causar sensação de sonolência. A dica da nutricionista é “preparar uma salada utilizando o abacate, grelhar os aspargos e consumir com alguma proteína magra, como filé de peixes, filé mignon ou frango grelhado, temperada com alho. É possível utilizar o mel para adoçar bebidas, preparar sobremesas ou em molhos. Já o chocolate, sempre com maior quantidade de cacau, pode ser utilizado para preparar um delicioso fondue com frutas. E o gengibre e a canela podem ser utilizados como tempero de proteínas, em sobremesas ou bebidas”, finaliza Mariana Raesk.
DICA DA NUTRI
FONDUE DE CHOCOLATE AFRODISÍACO (2 porções)
Ingredientes:
- 150 gramas de chocolate 70%;
- 200 ml de creme de leite light;
- 1 colher de sopa de gengibre moído;
- 1 colher de sopa de mel;
- 1 pitada de sal;
- 1 colher de chá de canela;
- Frutas de sua preferência (morangos, kiwi, bananas...)
Modo de Preparo:
- Aqueça o creme de leite com o gengibre em banho-maria;
- Desligue o fogo, adicione o chocolate em pedaços, o mel, a canela e o sal;
- Misture até formar um creme liso;
- Separe as frutas em porções;
- Adicione o creme na panela de fondue para manter aquecido.
- Obs: é necessário sempre mexer o creme para não queimar o fundo;
SOBRE A NUTRICIONISTA – Mariana Raesk é Bacharel em Nutrição, pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO e pós graduanda em Terapia Nutricional, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. No momento, Mariana é Personal Diet, com foco em reeducação alimentar. Trabalha com atendimento nutricional; educação nutricional familiar e programas personalizados. Além disso, a profissional atua na área de produção de alimentos e nutrição clínica hospitalar
SERVIÇOS:
Mariana Raesk – Nutricionista
CRN-4: 15101324
Tel.: (24)98864-8569 / (24)2242-3605
Email: marianaraesk@gmail.com
Instagram: @nutrimariraesk
Facebook: Mariana Raesk Nutricionista
Assessoria de Imprensa:
Tarsila Rangel – Jornalista
Tel.: (24)98807-1265
Nenhum comentário:
Postar um comentário