Evento foi a primeira semana de moda no mundo a trazer para o público um “tasting” das passarelas para compra imediata
Rio de Janeiro, 17 de junho de 2016
- Num momento
em que o desejo de empreender virou uma necessidade, oportunidades como
o Rio Moda Rio contribuem para alavancar marcas que estão chegando ao
mercado e querem se estabelecer. O último
dia do evento, realizado de 15 a 17, no Píer Mauá, mostrou que o
objetivo de democratizar o acesso às novidades e tendências da indústria
no setor deu certo, fez história e trouxe de volta o mundo da moda para
a Cidade Maravilhosa.
De
acordo com Observatório do Sebrae, patrocinador do evento, em 2015, foi
registrado um aumento de 14% no número de trabalhadores autônomos no
setor de tecidos, vestuário e calçados no Estado
do Rio. Considerando empreendedores do comércio que empregam uma ou
mais pessoas, registrou-se um crescimento de 16,2% no mesmo período.
De
acordo com Fabiana Leite, coordenadora de Moda do Sebrae, o evento
acontece num momento de importante crescimento no setor, aproximando o
varejo à indústria. Durante os três dias, foi visto
um grande número de pessoas que buscam empreender e Fabiana diz que as
dúvidas iniciais são a respeito de planejamento. “A maior parte tem uma
ideia boa, conta com muita criatividade, mas é insegura a respeito de
plano de negócios, não sabe como controlar
financeiramente ou como usar o marketing a seu favor. Por isso,
informação e treinamento são tão importantes para eles,” analisou a
coordenadora.
Entre
as marcas que recebem o apoio do Sebrae e tinham um espaço no evento, a
Vizoo se destacou em vendas. A estilista e proprietária, Juliana Lamas,
estava feliz com a visibilidade que a
troca durante o evento trouxe para a marca. “Nós fizemos muitos
contatos, pessoas que não conheciam as peças se interessaram. Estar
presente em eventos como esse é muito positivo”, avaliou a empresária.
Seus jeans e blusas foram as peças que mais atraíram
as consumidoras, de todas as idades.
Outro
exemplo que encerrou sua participação no Rio Moda Rio com ótimos
números foram as amigas e criadoras da marca Mig Jeans, que customizam
roupas em desuso e as transformam em peças únicas
e carregadas de estilo. As três empreendedoras, que se conheceram em um
curso da área, estão nesta empreitada há um ano e meio. “Muita gente
que não conhecia o nosso trabalho se aproximou, fez perguntas e amou os
jeans,” contou Luana Deep. A marca estava na
área Experimente, para apostas.
Marcas consolidadas no mercado confirmam sucesso do formato See Now Buy Now
As
grandes grifes que marcaram presença tanto nas passarelas quanto nas
pop-up stores, espaço destinado aos estilistas que estiveram nas
passarelas e que disponibilizaram 20% da nova coleção
para a venda imediata, dando a oportunidade do que se chama “Ver agora e
comprar agora” (See Now, Buy Now), atraíram positivamente o público. A
marca Alessa, no segundo dia, quando apresentou sua coleção, recebeu
diversos pedidos. Suas super estampas, maxi
vestidos, além de mochilas e sapatos foram eleitos os queridinhos das
antenadas e apaixonadas pelo conforto dos tecidos. A marca superou as
expectativas em venda de produtos e já tem até fila de espera por
algumas peças, o que confirma o sucesso do formato
“See Now Buy Now”. Na Maria Filó, as saias com estampas florais, as
bijuterias e as blusas finas fizeram sucesso.
Com
Curadoria de Carlos Tufvesson, o evento foi apresentado pela FIRJAN e
realizado pela Dream Factory e L21. Gringo Cardia coordenou toda a
cenografia e Felipe Veloso, o styling.
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