A Estética in Rio tem
mostrado dinamismo na criação de novas programações para o setor e nesta
edição, que acontecerá de 3 a 5 de maio, no Centro de Convenções
SulAmérica, no Rio, não será diferente. Os profissionais e empresários
da beleza acompanharão o lançamento da EXPO UNHAS, já que o mercado de
esmaltes no Brasil movimentou R$ 575,64 milhões em 2012, alta de 12,6%
em relação a 2011, segundo levantamento da Nielsen. O número de unidades
vendidas somou 220,5 milhões no ano passado, aponta o estudo. O Brasil é
hoje o segundo maior mercado consumidor de esmalte do mundo e o produto
se transformou em item de colecionadoras, febre de blogueiras e a nova
coqueluche de marcas de celebridades.
Outra
novidade será o 1º Congresso Científico Internacional de
Micropigmentação, resultado de estudos que apontam o segmento como um
dos que mais cresce no mercado merecendo, portanto, um evento próprio.
Nele serão apresentados cases e o que há de mais recente em técnicas e
produtos.
A
Estética in Rio 2014 investirá ainda na realização dos Congressos
Científicos de Estética, Maquiagem, Podologia e Gestão de Negócios, além
de cursos paralelos, pré e pós-congresso. Para Fátima Facuri, diretora
da Open Brasil Eventos, empresa organizadora da Feira, é imprescindível
investir no desenvolvimento do setor através da profissionalização e da
apresentação de novas técnicas, inclusive internacionais, e lançamentos.
Consumo que se multiplica
O
mercado de estética tem se destacado frente à economia nacional
mostrando-se mais lucrativo que muitos outros setores. Entre os fatores
que contribuem para este desenvolvimento estão a utilização de
tecnologia de ponta, a aceleração da produtividade na indústria, o
aumento do número de lançamentos e também a crescente participação da
mulher no mercado de trabalho. Mas, tanto mulheres quanto homens já
entendem que a estética está ligada à qualidade de vida, à saúde, à
beleza e ao bem-estar físico e mental. Além disso, os
eventos esportivos mundiais (Copa do Mundo e Olimpíadas) que o Brasil
sediará, ajudarão a abrir novos nichos e postos de trabalho para atender
ao acréscimo populacional com a chegada dos turistas em todo o País.
As
clínicas de estética e os salões de beleza fazem parte de um mercado
que não para de crescer. Segundo informações da Central Mailing List, o
número de estabelecimentos destinados ao consumo de produtos e serviços
de estética no País teve um crescimento de 250% desde 2009. Na época
havia 59 mil empresas no Brasil, e em 2011, o número superou 206 mil.
Uma pesquisa, realizada pelo IBGE, ainda em 2007, afirma que 78% da
população feminina brasileira gastam mais de 10% de seus salários com
produtos e serviços relacionados à beleza.
Segundo
dados da Euromonitor, agência que estuda a indústria e o mercado
nacional há mais de 15 anos, o setor de produtos de higiene e beleza
apresenta no país um crescimento anual de 10%, empregando nada menos do
que cerca de 5,7 milhões de pessoas. Esse número coloca o Brasil no
terceiro lugar do ranking mundial no que diz respeito ao consumo de produtos de beleza, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão.
De
acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal,
Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), os lançamentos e as novas
apresentações de produtos são responsáveis por 35% do faturamento
bianual do setor de cosméticos no Brasil, o que implica que a cada
quatro anos as empresas precisam reformular quase completamente seus
portfólios, tornando o segmento quase tão dinâmico quanto os de
informática e telefonia móvel. Nesse ritmo, o Brasil deve alcançar a
vice-liderança no consumo mundial de cosméticos até 2017. Tudo isso
torna o país um mercado decisivo para as maiores companhias de beleza do
planeta, sobretudo em tempos de retração das economias americana e
europeia.
Agenda:
Estética in Rio 2014
3 a 5 de maio - 11h às 20h
Centro de Convenções SulAmérica - Cidade Nova - Rio de Janeiro - RJ
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